domingo, 21 de março de 2010

Policiais, bombeiros e agentes penitenciários de todo o país podem entrar em greve na próxima semana

Policiais, bombeiros e agentes penitenciários de todo o país estão sendo convocados para uma assembléia geral marcada para a próxima terça-feira (23), em Brasília.

De acordo com informações oficiais, o objetivo é discutir o andamento da votação da PEC 300 e da PEC-446 que se tornaram única após emenda aglutinativa. A PEC dos militares cria o piso nacional da categoria.

Pela primeira vez na história do país, as polícias estaduais e os bombeiros militares poderão paralisar suas atividades num mesmo dia. O encontro ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Dependendo da decisão da assembléia geral, os policiais civis e militares poderão paralisar nacionalmente suas atividades, bem como os bombeiros militares. Tal mobilização se dá em virtude da suspensão da votação da PEC 446 que cria um piso nacional para as Polícias.

“Não é justo que tenhamos um policial civil remunerado com 7.000 reais e Brasilia e outro com 1.500 reais na Paraíba", afirmou o presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba (Aspol), Flávio Moreira.

O presidente da Aspol lembrou ainda que em 2008, de forma inédita, policiais civis e militares uniram-se em defesa de seus direitos, realizando mobilização estadual na Paraíba.

Na mesma ocasião os militares devem definir um calendário conjunto que pode incluir Marcha para Brasília, greve geral das polícias e agentes penitenciários e até acampamento permanente no gramado do Congresso Nacional.


Agentes penitenciários


Os agentes penitenciários devem juntar-se aos policiais e bombeiros em lutam pela aprovação da sua PEC 308. A categoria vem realizando manifestos no Congresso Nacional desde a I Conferência Nacional de Segurança Pública e pretende ter também o seu espaço garantido.

Na última reunião dos líderes policiais com o presidente da Câmara e com os líderes dos partidos, ficou definido que a votação de PECS seria reiniciada em três semanas, o que teria o dia 30 como prazo final.


Acampamento

O deputado federal paraibano Major Fábio (DEM), já confirmou que se for preciso vai acampar na porta do Congresso Nacional na companhia de presidentes de associações militares da Paraíba e de vários outros estados do país.

O parlamentar também afirmou que a tentativa de congelar o andamento das propostas em benefício dos militares brasileiros é uma ‘intervenção branca’ que pode culminar com uma greve nacional como nunca se viu antes no Brasil.

Da redação do Portal Correio com assessorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário