terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AGAZETA DO ACRE




O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) protocolou na tarde de ontem um ofício no Gabinete Civil solicitando reunião com o governador Tião Viana para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais itens, eles cobram a contratação de novos agentes para atuar nas penitenciárias do Estado, equipamentos pessoais de proteção (como coletes e capacetes), locais dignos para alimentação e descanso dos profissionais e implantação de um programa de saúde específico com acompanhamento do agente penitenciário.

O mesmo documento havia sido protocolado junto ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), no dia 3 de janeiro.

Até agora não houve resposta. Nossa intenção é discutir questões pendentes da agenda do ano passado, para melhorar o serviço prestado e as condições de trabalho dos agentes. Muitas vezes essas questões não chegam ao conhecimento do governador. Por isso, estamos pedindo essa audiência com ele”, explica o presidente do sindicato Adriano Marques de Almeida.

 
Na semana passada, diante das fugas ocorridas na penitenciária Francisco d’Oliveira Conde, o sindicato avaliou a necessidade de mexer na distribuição dos cargos administrativos ocupados por agentes. Para ele, é preciso que eles voltem a atuar nas suas funções de origem para suprir a carência existente.

O diretor interino do Iapen, secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, informou que algumas das exigências dos agentes estão sendo tomadas e que a reformulação total do sistema carcerário está em andamento desde a gestão do governador Binho Marques. Henrique Corinto afirmou, ainda, que o número atual de agentes é suficiente para manter a estrutura dos presídios.

 
O sindicato prevê paralisação das atividades dos agentes penitenciários logo, caso não haja interesse do governo em ouvir a classe. “Queremos ser ouvidos. Queremos participar do processo. Vamos esperar mais uns 10 dias pela resposta do governador. Se isso não ocorrer, paralisamos as atividades”, diz Adriano Marques.

fonte: http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13584:sindicato-dos-agentes-penitenciarios-quer-reunir-com-governo-para-evitar-paralisacao&catid=59:geral&Itemid=99

Nenhum comentário:

Postar um comentário