sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Agentes penitenciários conquistam cadeira no Conselho Nacional de Segurança Pública



Os agentes penitenciários comemoram em todo o Brasil a conquista de uma cadeira no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), do Ministério da Justiça, que será ocupada, conjuntamente, nos próximos dois anos, pelos servidores  Ariovaldo Toledo Penteado (dos agentes federais) e José Roberto Neves (dos agentes estaduais) .

Cabe ao CONASP o debate sobre as políticas de segurança pública do País. A importância deste Conselho ficou clara nas palavras do então-ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, em pronunciamento no Palácio da Justiça, no último dia 30 de dezembro:

“O País não deve debater a segurança pública durante, ou após, uma crise. O espaço apropriado para essa discussão é o CONASP”, defendeu Luiz Paulo Barreto. “Só assim teremos um Brasil mais seguro e mais justo”, concluiu.

GRANDE CONQUISTA

Para lideranças nacionais da categoria, a vaga no CONASP representa um “marco” na história dos agentes penitenciários do País. “A nossa categoria, outrora excluída de importantes debates nacionais sobre a segurança pública, agora ganha espaço no COANSP. Isso é uma conquista de grande magnitude”, declarou o dirigente sindical da Bahia, Roquildes Ramos.

“Depois de muitos anos de lutas e mobilizações no Congresso Nacional pelos interesses da categoria, já podemos enxergar resultados. A categoria dos agentes penitenciários começa a ser vista com mais respeito pelo Governo Federal. Prova disso é a conquista do nosso espaço no CONASP”, disse Fábio Anunciação, dirigente sindical do Mato Grosso do Sul e um dos cabeças das mobilizações em Brasília.

POLÍCIA PENAL

Adriano de Castro, que integra a Coordenação Nacional dos Servidores Penitenciários, destaca que “a participação de agentes no CONASP servirá para reforçar a necessidade da criação da Polícia Penal, por justiça e valorização da categoria”.

O CONASP foi remodelado na Conferencia Nacional de Segurança Púbica realizada em 2009 pelo Governo Federal, ocasião na qual, dentre as 40 diretrizes aprovadas, a que defende a aprovação da PEC [308] que cria a Polícia Penal federal e estaduais foi a mais votada, com 1.095 votos”, informou Adriano de Castro.

Sobre a representação no CONASP, o coordenador revelou: “Eu e José Roberto Neves temos ombreado nas lutas em Brasília. Conheço-o de perto, como companheiro de batalhas e como amigo. Por isso estou seguro de que nós agentes penitenciários do Brasil estamos muito bem representados no CONASP”, finalizou Adriano de Castro.


fonte: http://www.rondoniaovivo.com/noticias/agentes-penitenciarios-conquistam-cadeira-no-conselho-nacional-de-seguranca-publica/71474

Nenhum comentário:

Postar um comentário