sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Agentes penitenciários criam pauta de reivindicação para 2011




Os agentes penitenciários se reunirem ontem (9) para discutir propostas para 2011. Contratação de novos agentes, fim da escala 12x36, aquisição de novos equipamentos para o trabalho, aposentadoria especial foram alguns itens discutidos entre a categoria no auditório da Escola Armando Nogueira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Penitenciários, Adriano Marques, a reunião não visa greve ou qualquer paralisação dos profissionais, mas um debate sobre as atuais condições de trabalho.

"Nós temos uma pauta extensa de reivindicações. Após o encontro nós enviaremos essa pauta para o diretor-presidente em exercício do Instituto de Administração Penitenciária, Henrique Corinto, para avaliação. Essa troca de gestão tem nos dado liberdade para mostrar nossos problemas sem precisar radicalizar", disse Adriano.

Segundo ele, hoje o número de agentes penitenciário é insuficiente tanto no Estado quanto em Rio Branco. No Acre, o quadro é de 880 profissionais, mas o ideal seria 1.230. Na capital, há somente 560 agentes enquanto o ideal seria contratar mais 200.

"Nosso quadro ainda é insuficiente para atender a demanda. Precisamos de mais profissionais para a ativa. Em virtude do estresse, vários servidores estão doentes", ressaltou Adriano.

Outro ponto contido na pauta é a criação do Programa de Agente Penitenciário nas escolas. De acordo com Adriano, a idéia é fazer um trabalho permanente para levar aos estudantes a função de um agente penitenciário. (Ana Paula Batalha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário