domingo, 23 de outubro de 2011

SINDICATO DOS AGEPENS DENUNCIA CEMITÉRIO DE CARROS "DA UNIÃO" NO ANTÔNIO AMARO ALVES






TIAGO MARTINELLO

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (SINDAP/AC), Adriano Marques, denunciou que um pátio da Unidade Prisional de segurança máxima Antonio Amaro Alves (UP-AAA) estaria se tornando um "cemitério de carros encostados" do sistema penitenciário acreano. Segundo ele, os veículos em questão teriam em torno de 3 a 4 anos de uso. Portanto, á única razão para estarem nas atuais condições ("sucateados") seria por falta de cuidados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN/AC).

O sindicalista contou que os carros teriam sido incorporados ao inventário de bens do IAPEN/AC por meio de convênios firmados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Ministério da Justiça) para cessão ao Governo do Estado, as pinturas nelesconforme mostram . O local teria - até o momento entre 8 a 10 veículos. Entre o acervo destes carros, Adriano descreve que há viaturas do IAPEN/AC, Kombis, Fiat Ducato e até caminhonetes (Ford Ranger).

"Isso é um descaso com o patrimônio público. Se estes carros tivessem recebido os devidos cuidados, estariam rodando nas ruas e não lá enconstados. As viaturas são essenciais para a atuação do agente penitenciário e do sistema penitenciário em geral. Exemplo: se não houver veículos, os presos não tem como ir para as audiências dos seus processos judiciais . Já nos deparamos com situações assim. Enquanto isso, o IAPEN/AC recebeu uma ambulância, mas não capacitou os seus agentes nem para usá-la e nem com os procedimentos de primeiros socorros. Isto é, a ambulância está parada. Se nada for feito ela vai acabar no depósito de carros", disse Adriano.

OPERAÇÃO PADRÃO

Além do uso dos carros, o líder sindical também destacou outros pontos da insatisfação dos agepens. Todos reunidos na bandeira de luta defendida pela OPERAÇÃO PADRÃO dos dias 19, 22 e 23. "Queremos a contratação dos servidores que estão no CR, que seja fornecidos EPIs para todos, que haja agepens para fazer o transporte correto de presos ( 2 agentes por preso), que as chefes da Unidade Prisional de Sena recebam suas gratificações pelo cargo e que a nossa Etapa de Alimentação seja como as demais de segurança ( a dos agentes é de R$ 369, enquanto a de Pms, bombeiros e PCs é R$ 500)", pregou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário