domingo, 22 de janeiro de 2012

Inocentado pelo TJ/AC, agente penitenciário é reintegrado



 
Sáb, 21 de Janeiro de 2012 21:01 JORGE NATAL


A máxima de que ninguém é culpado até sentença transitada em julgado, premissa fundamental do ordenamento jurídico brasileiro, aplicou-se muito bem na semana passada. Depois de ser acusado de agressão física, responder a processo criminal e administrativo, perder o emprego e ficar 2 anos e 5 meses sem salário, o agente penitenciário Jon Hilton de Souza Bandeira agora pode sorrir.

Ele foi inocentado por insuficiência de provas e será, imediatamente, reintegrado ao cargo. Para o representante da categoria, Adriano Marques, a decisão judicial representa uma vitória da união dos agentes, em face do empenho que o sindicato tem empregado para amparar os agentes penitenciários acreanos de sofrerem qualquer tipo de injustiça, em especial, de ordem jurídica. “Já na próxima segunda-feira (23), vamos protocolar uma petição junto ao diretor do Iapen, Dirceu Silva, com pedido do retorno de Jon Hilton aos quadros do instituto, incluindo o ressarcimento dos 2 anos e 5 meses retroativos pelo tempo do afastamento.

O sindicalista critica a falta de equipamentos de proteção e seguranças, não obstante a principal reivindicação da categoria: a imediata contratação de efetivos. “A recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, de novembro de 2009, diz que a proporção mínima será de 5 presos para 1 agente capacitado”, cita Adriano, exemplificando com a ‘Papudinha’, que tem 11 agentes para vigiar de 300 detentos. A entrada de drogas nos presídios, em sua opinião, acontece por uma série de fatores: são apenas 3 agentes para 1.000 visitantes, os detectores não são precisos, não há cães farejadores e nem bloqueadores de celulares.

Sem contar que não temos um Boriscan  (aparelho moderno que detecta celulares e droga)”, acrescentou. Ele diz que a recente proibição da entrada e circulação de dinheiro nos presídios vai desestimular alguns ilícitos. Para ele, o ‘produto final’ da Segurança Pública, o preso, por não ser reeducando, torna-se um profissional do crime nos presídios. “O sistema brasileiro é caótico e falido. Estamos longe de ter uma política de segurança consequente e resolutiva”, avalia.  Outra reivindicação imediata do sindicato é a imediata instalação de monitoramento por sistema de vídeo, integrado em todas as unidades do Estado, 24 horas por dia.  

Comentários no ORKUT:

AGEPEN-FEDERAL

Mais uma vitória...
fruto de um SINDICATO unido e atuante!

Parabéns aos Agentes Penitenciários do Estado do Acre!

AGEPEN-DF


PARABÉNS ADRIANO PELO EXCELENTE TRABALHO À FRENTE DO SINDICATO. SEMPRE APAREÇA POR AQUI PARA DAR SUA PRECIOSA CONTRIBUIÇÃO À NOSSA CATEGORIA.
ABRAÇO.


Mais uma vez. Meus parabéns Adriano, você é exemplo de sindicalista no Brasil.

AGEPEN-RO

Parabéns pela vitória guerreiro...
Com certeza é uma satisfação para toda à classe de agentes penitenciários ter um sindicato pronto e com disposição para amparar os guerreiros nesse momento de luta, e para o colega fica  o desejo de um bom retorno a essa árdua batalha.

AGEPEN-MG

PARABÉNS, caríssimo colega!!! Realmente é uma importante vitória p/classe dos AGEPENS/AC.  Infelizmente em MG não somos tão unidos e nem temos um sindicato forte p/nos resguardar e representar, mas acredito q/brevemente ocorrerá mudanças.

fonte: http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=26382:inocentado-pelo-tjac-agente-penitenciario-e-reintegrado&catid=59:geral&Itemid=99

Nenhum comentário:

Postar um comentário