domingo, 11 de março de 2012

FARRA NA PENAL




O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários no Acre-Agepen, Adriano Marques, denunciou a nossa reportagem, que o aparelho Detector de Metais e de Raio X, do presídio Antonio Amaro Alves em Rio Branco, estão quebrados faz mais de um ano e muito embora a direção da unidade já tenha solicitado o conserto dos equipamentos ao Instituto de Administração Penitenciária- IAPEN, por várias vezes nenhuma providencia foi tomada até o momento.

Para Adriano, a falta dos equipamentos coloca em cheque o sistema de segurança no complexo penitenciário, até porque segundo ele, em dia de visitas no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, apenas três agentes penitenciários são escalados para fazer a revista em mais de mil parentes de presos e não só drogas mas também armas podem entrar com facilidade.


Um outro problema grave denunciado por Adriano, é a falta de sistema de bloqueio de sinal de aparelhos celulares. “Os detentos se comunicam de dentro do presídio com quem está fora a vontade e se entra celular um revólver poderia também entrar facilmente e ai só Deus sabe o que um preso condenado poderia fazer com uma arma na mão”, denuncia.

Cansado de esperar por soluções e respostas do Iapen no Acre, Adriano disse que segue amanhã para Brasília, onde lá pretende denunciar  tanto no Ministério da Justiça como no Departamento Nacional Penitenciário a falta de segurança mas também obter resposta onde foram parar os recursos dos convênios com o do MJ para consertar as viaturas, tendo em vista disse ele que “Hoje várias viaturas com a logomarca do MJ estão virando sucata e ferro velho no depósitos que fica atrás do complexo. Todo mundo sabe disso mas se veio dinheiro para fazer reparos nesses veículos queremos saber onde foi parar o dinheiro, porque aqui no Acre simplesmente eles não dizem?”, se pergunta


Em contato com a direção do Iapen no Acre para respostas sobre as denúncias, a nossa reportagem não conseguiu falar com a direção até o fechamento desta reportagem.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário