segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS





Departamento Jurídico do SINDAP/AC por sua vasta experiência e vitórias nas lutas sindicais foi contratado pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre – ADEPOL/AC, o presidente do SINDAP/AC Adriano Marques participou da reunião de assinatura do contrato, sendo bastante elogiado pelos Delegados.

Marques agradeceu os elogios e ressaltou a extrema importância da autoridade do Delegado de Polícia Civil e o estreitamento de laços entre os policiais civis e agentes penitenciários para uma melhor prestação de serviços a população acreana.

PROMOÇÃO, na manhã de hoje foi realizada reunião entre representantes do SINDAP/AC, Assessoria do Governador e Gestores da SGA para tratar sobre a promoção dos integrantes da carreira de agentes penitenciários. Nossos sindicalistas apresentaram um levantamento preliminar que 600 (seiscentos) agepens protocolaram requerimentos sobre a promoção. Em seguida os Gestores da SGA falaram que o IAPEN/AC conseguiu concluir e repassar 300 (trezentos) processos administrativos conclusos, dos quais 192 (cento e noventa e dois) estavam completamente corretos e 108 (cento e oito) apresentam “problemas”. Importante registrar que gradativamente todos serão conclusos e corrigidos para publicação no Diário Oficial do Estado, os servidores que não receberem neste mês receberão no próximo. Sobre o pagamento dos valores retroativos ao mês de julho do corrente ano, os Gestores da SGA “ficaram em dúvida” sobre a interpretação da legislação pertinente. Com a palavra o presidente do SINDAP/AC Adriano Marques, lembrou que em todas as negociações com a Assessoria do Governador foram acordados os pagamentos dos retroativos ao mês de julho e que quem faz a interpretação da legislação é a PGE e não a SGA.

Por fim foi solicitada com urgência a elaboração do parecer pela PGE em relação aos valores retroativos a julho e sobre o aumento real na remuneração que até dia 22 disponibilizariam o espelho da folha.

AGEPEN-TK, na última terça-feira (13), o presidente do SINDAP/AC Adriano Marques e uma integrante do Departamento Jurídico do SINDAP/AC, visitaram os colegas da Unidade Prisional de Tarauacá que participariam de oitivas na Corregedoria. Eles tiraram as dúvidas e prestaram todo o apoio e auxilio necessários. Os filiados agradeceram toda a atenção dada por Marques. Importante registrar que a cerca de dois meses nosso representante sindical sofreu um grave acidente de carro neste deslocamento.

Ainda em TK, nosso representante sindical fez uma visita a Delegacia, sendo muito bem recebidos pelos Delegados presentes, os temas da reunião foram: 1- amplitude do porte de arma do agepen; 2- apoio de agepens na da DP.

ADICIONAL NOTURNO, o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de vinte e cinco por cento, computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos. Corroborando com Estatuto do Servidor, a Lei n. 2.180 de 10 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre – IAPEN/AC, prevê no parágrafo único do art. 20, que ficam assegurados aos servidores do IAPEN/AC os demais benefícios pecuniários previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Acre, garantido o direito aos agentes penitenciários a receberem integralmente o adicional noturno dos períodos trabalhados, in fine:

“Das Vantagens
Art. 20. Além do vencimento básico, o servidor do IAPEN/AC fará jus às seguintes vantagens:

Parágrafo único. Ficam assegurados aos servidores do IAPEN/AC os demais benefícios pecuniários previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Acre.”

Convém ainda destacar trechos de recente decisão no Processo n˚2011.01.1.118265-4, Vara 2301 - 1 JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PUBLICA DO DISTRITO FEDERAL:

(...) Assim, ao trabalhador técnico penitenciário que exerce suas funções em horário noturno deve ser garantido um acréscimo em sua remuneração referente ao trabalho exercido no período noturno, já que a legislação regente não faz qualquer ressalva quanto à percepção de tal benefício para aqueles que laboram em horário noturno, independentemente se o regime é diário ou sob a forma escala de plantão. É de se notar que o pagamento do adicional noturno é uma forma de indenizar o trabalhador justamente por exercer suas funções em horário em que a jornada é mais penosa, já que os trabalhadores noturnos enfrentam a adversidade biológica da madrugada, a privação social, dentre outras. (...)

(...) Não é razoável conceber como correta a conduta do Distrito Federal que de forma arbitrária não efetua o pagamento do adicional noturno ao Autor sob o frágil argumento de que o trabalhador que exerce suas funções em escala de plantão não faz jus a tal adicional porque são concedidos três dias de descanso como forma de compensar o trabalho do policial civil em período de plantão. (...)

Conforme certidão nos autos do processo o IAPEN/AC perdeu o prazo para recorrer, O SINDAP/AC não está medindo esforços para mais uma vitória judicial.

AGENDA SINDICAL, entre os dias 27 a 30 deste mês representantes do SINDAP/AC e Departamento Jurídico visitarão a Unidade Prisional de Senador Guiomard. Nos próximos dias serão divulgadas as visitas em todas as Unidades.

O SINDAP/AC pede aos agepens que fiquem atentos a qualquer chamado da entidade e preparados para os movimentos de mobilização que estão por vir.

O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, momento oportuno de lembrar: 

UNIR PARA FORTALECER 


Atenciosamente, 

A DIRETORIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário