segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

40 ANOS EM 4




Ascom Sindap.


Por que 40 anos em 4? O famoso slogan usado pela gestão de Juscelino Kubitschek  serve muito bem para este sindicato. Uma entidade sindical nova, mas que é conhecida e respeitada em todo o Sistema Penitenciário do País, sendo referência em conquistas e vitórias.

O Sindap foi fundado em 16 de julho de 2009, faltando pouco mais de 7 meses para completar 4 anos, enumeramos algumas de suas conquistas:

1- Ações sociais, doação de mais de três toneladas de alimentos para entidades carentes;
2- Dia Estadual do Agente Penitenciário;
3- Segunda folga;
4- Etapa alimentação em dinheiro;
5- Auxílio transporte em dinheiro;
6- Adicional de titulação;
7- Porte de arma;
8- Aquisição, renovação e adição de CNH gratuitamente;
9- Uniforme padronizado;
10- Retorno dos colegas exonerados injustamente;
11- Prêmio anual da valorização da atividade penitenciária (Mais conhecido por 14º);
12- Prorrogação da validade do último concurso;
13- Ampliação do número de vagas para o cargo de AGEPEN;
14- Cursos de capacitação;
15- Exonerações de diretores irregulares;
16- Departamento Jurídico do SINDAP/AC anula dezenas de PAD's contra filiados;
17- Departamento Jurídico do SINDAP/AC consegue devolução de descontos indevidos de filiados;
18- Escala de serviço 24x72, assegurando a(s) folga(s) extra(s) para respeitar a carga horária de 40 horas conforme previsão legal;
19- Prorrogação da validade do concurso Agepen;
20- Ampliação do número de vagas para o cargo de agepen;
21- Novas contratações;
22- Proibição da entrada de dinheiro nos dias de visita.
23- Pagamento do primeiro triênio;
24- Departamento Jurídico do SINDAP/AC consegue devolução de armas de filiados;
25- Primeira identidade funcional do país, constando expressamente o porte de arma fora de serviço;
26- Antecipação da promoção de classe e assegurando efeito retroativo a contar de 01 de julho de 2012, beneficiando mais de seiscentos agepens;
27-Alteração do desconto das faltas exclusivamente para os efeitos da promoção de classe, proporcionando que mais de duzentos agepens fossem promovidos.
28-Cautelamento de armas institucionais, para os agepens que possuem os requisitos da legislação pertinente para o porte de arma.

Possuindo a marca de uma conquista ou vitória a cada intervalo menor que dois meses. 

Os agepens ingressaram ganhando pouco mais de R$ 1.500,00 (um mil quinhentos reais) e vão fechar o ano de 2013 ganhando mais de R$ 3.000,00 (três mil reais). Com a melhor escala de serviço entre os Operadores de Segurança Pública Estaduais.

Sem dúvida nenhuma o maior ciclo de vitórias e conquistas de uma categoria no Acre, pertence ao Sindap.


O Sindap foi fundado e presidido pelo Bacharel em Direito Adriano Marques (ex-sd do Exército tendo recebido Honra ao Mérito, ex-sd temporário da PM/AC sendo homenageado com Elogio no Boletim Geral.)



Marques, possui mais de vinte cursos de capacitação e especialização pela Secretária Nacional de Segurança Pública, fundou um sindicato do nada e em pouco mais de cinco meses já estava na frente das lutas nacionais.



 Ele atribui a gestão há três palavras: “Unir para fortalecer”

Pedimos para que ele explicasse melhor: “O sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, em nosso brasão acima da sigla Sindap está a Agepen ou seja a categoria sempre estará acima do sindicato, não vou citar nomes, só tenho que agradecer todos os filiados, vencem na vida os que juntos fazem a diferença."


Como referência em sindicalismo o Sindap, prestou apoio e auxílio a várias lideranças de agentes penitenciários, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Amapá, Roraima e Distrito Federal. 




O Sindap mediu forças com o Departamento de Polícia Federal. 





Oficializou até mesmo a Presidência da República, para assegurar o direito dos agentes penitenciários para portarem arma de fogo fora do serviço.





O Sindap, apesar de tantas vitórias passa por dificuldades?

Sim, atualmente possuímos apenas um integrante do sindicato liberado da escala de serviço, poderíamos ter uma eficiência muito maior com a liberação de outros integrantes do Sindap.


Quais são alguns dos desafios ou propostas para o ano de 2013?

De forma resumida são melhores condições de trabalho, remuneração digna e ampliação do assistencialismo, como por exemplo:

1- Criação do Piso Estadual dos Operadores de Segurança Pública;
2- Regulamentação de uma Política de Saúde Mental para os agepens;
3- Aquisição de um terreno e construção de sede administrativa e campestre para filiados;
4- Realizações de confraternizações para filiados em cada Unidade Prisional em comemoração dos  quatro anos de sindicato (16/07/2013);
5- Ativações de mais convênios;
6- Criação de uma Cooperativa de Crédito;
7- Regulamentação da Aposentadoria Especial;
8- Seguro de vida;
9- Redução do tempo de incorporação das gratificações; e
      10-Prestação de contas semanalmente através de uma ferramenta on-line.

Alguma mensagem para a categoria agepen?

Que o trabalho do Sindap, vai muito além das propostas e desafios, lembrando que o sindicato em si não resolve problema  e  sim a nossa união, momento oportuno de lembrar:

UNIR PARA FORTALECER



Comentários:


Obrigado amigo pelo apoio no movimento. Seu Estado é um exemplo quando o governo tem compromisso com a sociedade, as coisas acontecem.” Anderson Pereira, presidente do Sindicatos dos Agentes Penitenciários, Sócios Educadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia.

Parabenizamos o guerreiro Adriano Marques, realmente vem apresentando resultados impressionantes não apenas para o seu estado, mas para o Brasil. Já conversamos várias vezes por telefone e declaramos nosso apoio a esse guerreiro. Votos de sucesso”. JUDÁ Presidente da ASSPEN/ES - Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo.

Os agentes do Acre são uma referência para todo o Brasil em lutas e conquistas. Parabéns ao grande líder Adriano Marques.” Vilobaldo Adelídio de Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Piauí – SINPOLJUSP-PI.

Se tornou exemplo de sindicalista, de lider, ele deve aumentar sua influencia no país e liderar, pois hoje não temos bons líderes a nível nacional, gente da velha guarda deve ser substituido, pelo nosso próprio bem.” Henrique Coroleone,  na época era vice presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Minas Gerais.

Parabéns ao Sindap/AC, Adriano excelente trabalho! Vamos criar um portal dos SINDASP´s para compartilhar as vitórias dos SINDAPS´s por todo Brasil!. Um grande abraço do amigo”. Daniel Grandolfo na época era Diretor de Imprensa do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo, atualmente é o presidente.

Você é um guerreiro irmão, iniciou uma luta do nada, criou um sindicato e com pouco mais de 5 meses já estava nas frentes de lutas nacionais!” Wilson Camilo, blogueiro e inspetor penitenciário do Estado do Rio de Janeiro.

 Os guerreiros do Acre são um exemplo! Que o nosso universo de agentes sigam o mesmo caminho.”  Paulo Pauli agente penitenciário do Estado do Roraima.

Prezado Adriano, quero em meu nome e em nome dos servidores do Sistema Prisional do Estado de Mato Grosso agradecê-lo pelo apoio que tem prestado à fundação do nosso sindicato. Muito obrigado pelo material enviado. Em breve estaremos realizando a assembléia para a fundação do nosso tão sonhado sindicato. Abraços." Ronan Jackson Costa Advogado.

Companheiro Adriano, obrigado pela gentileza de ter enviado a documentação. Penso que vai ser muito importante para o fortalecimento de nossa categoria, especificamente na questão do porte de armas. Desde já, também, nos colocamos à disposição dos companheiros do Acre para estas e outras questões. Desejo que esta troca de informações continue para o fortalecimento da organização dos trabalhadores do Sistema Penitenciário do Brasil. Um abraço”. Augusto César Coutinho na época presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Ceará, atualmente é diretor de assuntos legislativos.

“Adriano Marques de Almeida - Fundador e Presidente do SINDAP/AC, venho aqui agradecer por sua senhoria ter nos concedido todas as informações e esclarecimentos sobre o porte de arma dos Agentes Penitenciários, onde concluímos uma minuta de lei e apresentamos na Assembléia Legislativa do Amapá e com muito sucesso foi aprovada. Os Agentes Penitenciários do Amapá, vem por esta ferramenta enaltecer e agradecer  pela oportunidade de nos conceder e sempre que pedimos apoio ao Presidente do SINDAP/AC – Adriano Marques, se dispõe fielmente a contribuir com a categoria dos Agentes Penitenciários do Amapá.” Alexandro Soares presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Amapá.

“SINDPEN-DF agradece aos sindicatos de todo Brasil que tem oferecido apoio a resolução do problema do porte de arma dos agentes de atividades penitenciárias, com o envio de documentos, portarias, leis, pareceres e demais argumentações que servem de base para manutenção do porte fora de serviço! Agradecemos primeiramente aos colegas do DEPEN-MJ na pessoa do Rafael Santos, José Neves do Paraná, Adriano do Acre, Francisco Rodrigues do Rio de Janeiro, e a todos os demais que demonstraram seu apoio a nossa causa!” Leandro Allan presidente do Sindicato dos Agentes de Atividade Penitenciária do Distrito Federal.

Ele é referência também lá no Distrito Federal, todos os agentes conhecem o Adriano, na tela dos computadores, tem aquela portaria do nosso porte, os caras tem orgulho de dizer que ele de lá” Leandro Santos, agente penitenciário do Estado do Acre que participou de curso ministrado pela Diretoria de Operações Penitenciárias do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário