segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Princípio de Rebelião no presídio de Sena Madureira




A atual situação da segurança do presídio de Sena Madureira está sendo motivo de muita preocupação por parte dos agentes penitenciários, pois estes é que estão em contato direto com os presos. 

A rivalidade de facções vivenciada nesta cidade, nos últimos anos, tem repercussão direta dentro do presídio, e com tudo o que está acontecendo naquela unidade. Nos últimos 02 anos, nesta cidade, esta briga de facções, resultou em um saldo negativo de mais de 20 execuções, sendo que esta rivalidade continua dentro do presídio e mesmo com todo o cuidado por parte da segurança do presídio, um fato de maior gravidade está na iminência de acontecer, baseando-se nos fatos a seguir:

1.    O presídio Evaristo de Moraes, localizado na região urbana da cidade de Sena Madureira, à margem de uma rodovia federal, nunca teve uma cerca de contenção e, atualmente, está desprovido de vigilância permanente nas guaritas, uma vez que foi interditada pelo órgão competente, por oferecer risco de vida aos policiais e agentes. Por esses motivos toda e qualquer pessoa tem acesso às dependências externas do presídio, ficando aqui demonstrado, a nossa maior vulnerabilidade; 

Nos últimos 03 meses, os agentes penitenciários conseguiram interceptar e/ou retirar de dentro das celas aproximadamente a soma de 70 (setenta) celulares e 50 (cinquenta) facas tipo peixeira, que são lançadas pelos compassas dos detentos por cima da muralha, coforme fotos em anexo (doc. 01). Esta quantidade de armas e celulares é que nos tem deixado ainda mais apreensivos, posto que se tratar de números alarmantes para aquela unidade.



2.    Ultimamente temos recebido várias denuncias que os presidiários estão planejando uma rebelião, para ainda esta semana com o objetivo de render os agentes penitenciários, invadir o pavilhão rival e eliminar todos os seus desafetos. Vale frisar que alguns dias atrás um agente foi agarrado pelo pescoço pelos presos do Pavilhão Sentenciado II, quando flagrou um preso utilizando um aparelho de celular e entrou na cela para apreendê-lo, e nem uma providência foi tomada por parte do IAPEN ou Justiça até o presente momento, conforme relatório do dia em anexo (doc.2).

Para um maior entendimento da situação esclareceremos agora como se divide as facções rivais nos pavilhões da unidade: o pavilhão Sentenciado I (celas 301 a 307) é formado pela chamada “facção central”, composta pelos bairros da Pista, Siqueira Campos e Praia do Amarilho, são inimigos mortais do pavilhão vizinho, o Provisório I (celas 308 a 314) formados por componentes da “facção Bom Sucesso”, composta pelos Bairros Bom Sucesso, Vitória, parte Alta do Bairro Cristo Libertador, Ana Vieira e Invasão. Pavilhão Sentenciado II (celas 322 a 328), formado também por integrantes da “facção Bom Sucesso”, acima descrita, encontram-se vizinhos do pavilhão Provisório II (celas 315 a 321) composto por integrantes da “Facção Central”, acima detalhada. Os líderes de cada facção dentro do presídio, são os responsáveis direto pelas constantes ocorrências que vem acontecendo, uma vez que são eles os mandantes. Segue em anexo o nome dos líderes e facção a qual pertence (Doc. 03);



3.    Ficamos mais fragilizados ainda diante da gama de atividades que temos que desempenhar com um número ínfimo de agentes, como banho de sol, visitas, aulas, atendimento psicossocial, cursos profissionalizantes, trabalho interno, escoltas externas, enfermaria, etc. Muitas dessas atividades são realizadas concomitantemente, deixando ainda mais vulnerável a segurança interna, tendo em vista que presos de facções rivais que são soltos podem se encontrar a qualquer momento. E tudo isso, temos que desempenhar com uma média de 12 agentes penitenciários por dia; mal treinados, sem equipamentos de segurança suficientes, rádios de comunicação com defeito, e outros fatores, sendo que hoje, existem reclusos em média 170 presos, divididos em 6 pavilhões, um número inversamente proporcional ao que diz as normas de segurança prisional. 

Por tudo o que foi relatado acima, pedimos providencias urgentes, no sentido de prevenir e evitar o mal que está por vir, uma vez que o Estado é responsável pela preservação de vidas, tanto dos agentes, como dos presidiários. E o que mais se vê, é sempre as duras acusações aos agentes carcerários, quando as falhas de um sistema historicamente falido e sucateado são expostas, são esses trabalhadores que suportam toda a culpa da vergonha de um sistema falho e omisso implantado pelo Estado.


 

FACÇÃO CENTRAL     (301 A 307)
Romario lima de oliveira, vulgo “Romarim”       
José Milton Oliveira, vulgo “Cachorrão”
Robson pinto de Araújo

FACÇÃO BOM SUCESSO (308 A 314)
Eufrásio Dantas da silva, vulgo “Paquinha”
Jaques Mendonça dos santos, vulgo “Jaqui”

FACÇÃO CENTRAL (315 A 321)
Sandro da silva cunha, vulgo “Coração”

FACÇÃO BOM SUCESSO (322 A 328)
Amirlânio silva nascimento, vulgo “Mila”
Jairo Alves Valentim, vulgo “Madruga”
Regilson oliveira da silva, vulgo “Sistema”

Nenhum comentário:

Postar um comentário