quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Depen é campeão em afastamento no SIAAS. Quais as causas?

Recente informação divulgada pela DPFCG trouxe ao Depen o "título" de campeão em afastamento no SIAAS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor). Mas, quais são as causas?

...

Carcereiro.

Talvez seja a denominação mais antiga do cargo de agente penitenciário e/ou guarda prisional. A palavra por si só já denota um peso, um fardo.

Os dicionários definem Cárcere da seguinte forma:

s.m. Prisão, cadeia. Calabouço , vulgarmente falando. Sinônimo de cárcere: cadeia, calabouço, enxovia, ergástulo, masmorra e prisão.

Não são palavras com acepções agradáveis, temos de admitir.

A profissão que abraçamos regularmente aparece tipificada como uma das mais estressantes. O contato diário com o apenado, os efeitos do dia-a-dia em um ambiente hostil, opressivo...muitas são as causas que levam a essa preocupante "liderança" no número de afastamento no SIAAS.

Em alguns estados da Federação já se criaram projetos voltados à saúde mental dos servidores penitenciários, caso de:


A maioria pendente de aprovação, mas a mera criação e discussão claramente denota o quão relevante é o tema.

SPF

O Sistema Penitenciário Federal irá fazer sete anos de efetiva existência (desde a custódia do primeiro interno). Muito se avançou no atendimento aos custodiados. Hoje, toda Unidade Penal Federal dispõe de um psicólogo para o atendimento dos presos. Consultas podem ser marcados com psiquiatras na rede pública se o corpo de saúde de cada unidade assim considerar necessário.

Contudo, se a preocupação com a saúde mental dos internos federais foi uma constante (e de outro modo não poderia sê-lo), faltou a visão de que ao elo mais importante do Sistema, àquele que carrega com esmero e profissionalismo o SPF, a esse servidor não se pode ser confiado - sozinho -  a tarefa de perceber em que momento ele está precisando de acompanhamento; em que situação ele necessita de ajuda.

A mais pura verdade, para aqueles que laboram nos cárceres das Penitenciárias Federais, é que o número de afastamento é bem menor do que o que realmente devia existir. E todos que ombreiam nas vivências sabem disso. 

Há colegas que necessitam urgentemente de ajuda, mas eles são os últimos a perceber e o que é pior, a aceitar.

O suicídio do colega Eduardo Zelante Ambiel na PFCA colocou o tema na ordem do dia na primeira reunião entre a mais nova gestão do DISPF e os líderes sindicais. Comprometeram-se as partes em startar estudos sobre o acompanhamento mental dos servidores. Alguns novos diretores de Penitenciárias Federais já se debruçam sobre o tema.

É um avanço.

Ao finalizarmos, queremos fazer justiça: não aceitamos o título de campeões de afastamento do SIAAS; ainda que essa liderança nos seja delegada reunindo as mais variadas licenças, a verdade é que maqueia-se o fardo do cárcere em outras CIDs. 

Aqui, uma certeza médica: o corpo somatiza. Nosso estresse diário - se não tratado - leva nosso organismo a tratá-lo, e o resultado são os mais variados afastamentos (sobre somatização, segue link: http://veja.abril.com.br/051207/p_160.shtml).

Mas a justiça só nos será feita quando compararmos os afastamento dos servidores que laboram nos cárceres das Penitenciárias Federais com nossos irmãos das estaduais. 

Polícia se compara com polícia. Almoxarife com almoxarife. Guarda com guarda.

-------------------
Links interessantes sobre o tema:


2) Uma Análise dos Fatores de Risco da profissão do Agente Penitenciário: Contribuições para uma politica de segurança e saúde na gestão penitenciária; http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/ADEMILDO_%20PASSOS_CORREIA2006.pdf;

3 )Doenças Ocupacionais: Um estudo sobre o stresse em Agentes Penitenciários de uma Unidade Prisional http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2173/2342;


Fonte: http://www.sinapf.org.br/portal/noticias/noticia.php?Id=3603&fb_action_ids=220925574778216&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.Uw3FHPv-A8U.like&fb_source=other_multiline&action_object_map={%22220925574778216%22%3A1420678408177133}&action_type_map={%22220925574778216%22%3A%22og.likes%22}&action_ref_map={%22220925574778216%22%3A%22.Uw3FHPv-A8U.like%22}#.Uw_Qac6Omkx

Nenhum comentário:

Postar um comentário