terça-feira, 25 de março de 2014

É uma falência total do sistema penitenciário do Acre

Agentes cobram investimentos no sistema prisional

Em ato público, agentes penitenciários ocupam Aleac

'É uma falência total do sistema penitenciário do Acre', diz agente.


Cerca de 430 agentes seguiram em carreata pelas ruas da capital.

Tácita Muniz Do G1 AC
 
Agentes penitenciários de Rio Branco saíram em carreta, nesta terça-feira (25) que partiu do Presídio Francisco d'Oliveira Conde, passando pela Avenida Ceará, até chegar à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) no Centro, em protesto. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques, estima que 430 servidores compareceram ao ato. A categoria exige mais segurança no trabalho e acusa o governo de não investir no sistema prisional.



Ao ocupar a Aleac, a categoria pretende cobrar um posicionamento dos deputados em relação às reivindicações apresentadas pelos agentes. A Comissão de Segurança Pública da Assembleia vai recebê-los ainda nesta manhã.


"O Estado está sendo criminoso com os agentes penitenciários. Para se ter uma ideia, no período noturno chega-se a ter 10 agentes e muitas vezes apenas dois estão armados, isso para atender cerca de 1.500 a 1.700 presos. Além disso, não possuímos equipamentos de proteção individual (coletes, capacetes, escudos), não existe bloqueador de celular e nem raio -X", destaca Marques.


De acordo com a categoria, o ato não reflete em uma paralisação, mas sim em uma manifestação que deixa claro que a categoria está insatisfeita com as condições de trabalho.



"Acima de qualquer coisa, somos cidadãos, pagamos impostos e arriscamos nossas vidas de maneira honesta para proteger a sociedade. Porque o agente é um  heroi anônimo e guardião da sociedade", finaliza.


Oramos pelo nosso amigo agepen Roney Barbosa Vidal

O G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas não obteve resposta. A reportagem também procurou o governo, mas também não teve retorno. Em contato com diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Augusto disse que estava em uma reunião e que se posicionaria futuramente.



Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/03/em-ato-publico-agentes-penitenciarios-ocupam-aleac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário