Em ato público, agentes penitenciários ocupam Aleac
'É uma falência total do sistema penitenciário do Acre', diz agente.
Cerca de 430 agentes seguiram em carreata pelas ruas da capital.
Ao ocupar a Aleac, a categoria pretende cobrar um posicionamento dos deputados em relação às reivindicações apresentadas pelos agentes. A Comissão de Segurança Pública da Assembleia vai recebê-los ainda nesta manhã.
"O Estado está sendo criminoso com os agentes penitenciários. Para se ter uma ideia, no período noturno chega-se a ter 10 agentes e muitas vezes apenas dois estão armados, isso para atender cerca de 1.500 a 1.700 presos. Além disso, não possuímos equipamentos de proteção individual (coletes, capacetes, escudos), não existe bloqueador de celular e nem raio -X", destaca Marques.
De acordo com a categoria, o ato não reflete em uma paralisação, mas sim em uma manifestação que deixa claro que a categoria está insatisfeita com as condições de trabalho.
"Acima de qualquer coisa, somos cidadãos, pagamos impostos e arriscamos nossas vidas de maneira honesta para proteger a sociedade. Porque o agente é um heroi anônimo e guardião da sociedade", finaliza.
O G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas não obteve resposta. A reportagem também procurou o governo, mas também não teve retorno. Em contato com diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Augusto disse que estava em uma reunião e que se posicionaria futuramente.
Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/03/em-ato-publico-agentes-penitenciarios-ocupam-aleac.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário