sábado, 26 de abril de 2014

Dois presos foram alvejados durante tentativa de fuga neste sábado na FOC




Tentativa de fuga foi cinematográfica. 200 presos estavam no banho de sol e apenas dois agentes penitenciários faziam a segurança do local. Dois presos foram alvejados com tiros. IAPEN informou que além da fuga os presos iniciaram um motim evitado com ação rápida do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).


Pânico, correria e muita confusão durante a visita deste sábado, no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. 200 presos estavam em banho de sol quando 11 presidiários do CP-FOC tentaram uma tentativa cinematográfica de fuga.

Segundo agentes penitenciários, usando cordas, os agentes começaram a escalar as grades do banho de sol. No momento, apenas dois agentes faziam a segurança do local. “Um PM efetuou um disparo de advertência, mas mesmo assim eles empreenderam em fuga”, revelou um agente penitenciário que pediu para não ser identificado.

Dois presos foram alvejados por agente penitenciário, mas não correm risco de vida. Um preso, cujo nome ainda não foi revelado conseguiu fugir. Outros 08 foram capturados. Ainda de acordo os agentes que estavam no local, faltou munição para controlar a rebelião. Na tentativa de ajudar os que empreendiam fuga, os presos que estavam no banho de sol, jogaram pedras nos agentes.

A visita familiar foi suspensa por uma hora. A direção do presídio chamou reforço do BOPE que encontra-se no local.




O sindicato informou que 2.699 presos encontram-se nas Unidades de recolhimento provisório, regime fechado feminino e no regime semiaberto. Somente da Unidade de regime semiaberto, 185 fugas já foram registradas.

O governo do Estado do Acre vem, através de nota, esclareceu por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen),  que  a tentativa aconteceu através de uma tereza (corda feita com lençóis e toalhas) e que apenas um conseguiu sair do Chapão, mas caiu dentro da Unidade Prisional Feminina, sem deixar, portanto, as dependências do Complexo Penitenciário.

Esclareceu ainda que os agentes penitenciários e a Polícia Militar reagiu com o uso necessário da força policial. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e rapidamente chegou ao local, auxiliando a operação.

Ao perceber a rápida ação de repressão policial, os demais presos que estavam no banho de sol voltaram para as celas, tentando iniciar um motim, que também foi frustrado.

O diretor do Iapen, Dirceu Silva, ressaltou que agentes e policiais agiram prontamente para impedir a fuga e que todas as medidas serão tomadas para garantir a ordem dentro da unidade prisional.

A visita dos familiares, programada para acontecer neste sábado, será mantida normalmente” disse o IAPEN.

Fonte: http://www.ac24horas.com/2014/04/26/dois-presos-foram-alvejados-durante-tentativa-de-fuga-neste-sabado-na-foc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário