domingo, 27 de abril de 2014

Histórias do cárcere: Detentos fazem ‘escada humana’, invadem guarita e jogam agente lá de cima




Cerca de 80 presos soltos gozando o sagrado direito ao banho de sol. De repente, uma parte deles se articula e faze uma “escada humana”, invade uma guarita e joga o agente penitenciário que estava no posto de observação do presídio Francisco de Oliveira Conde, o maior do estado do Acre. 

O fato aconteceu no dia 5 de agosto de 2013, mas foi relatado ontem (sexta-feira, 25/Abril/2014), pelo agente penitenciário Marcio Bento Mota, vítima do ataque, durante visita de uma comissão de deputados àquela unidade prisional.

Como orientam alguns ‘teóricos da ilusão’, Márcio dispunha apenas de munições de borracha e efetuou disparos contra os detentos, que não se intimidaram e consumaram a agressão. O agente só sobreviveu à queda porque os presos o arremessaram para o lado de fora da unidade, onde existia um matagal que acabou amortecendo o impacto com o solo. A Polícia Militar, que fazia a vigilância em outros pontos da penitenciária, evitou a fuga em massa dos criminosos.

 De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques – que também acompanhou a visita –, o agente Márcio Mota fiscalizava, sozinho, um pavilhão com nada menos do que 250 detentos.

E pouco ou nada mudou no sistema prisional do Acre. “Atualmente, são dois agentes penitenciários para fazer a guarda de 250 homens por pavilhão. Servidores que agem sem uma arma, colete e usando apenas cassetetes”, informou Adriano Marques.

É dessa forma que os governantes e a sociedade brasileira querem servidores públicos probos, justos, pacíficos, honestes e comprometidos com a profissão que abraçaram.

*A foto é do portal ContNet, registrada no dia do ataque ao agente penitenciário.

Fonte: http://www.paraibaemqap.com.br/noticia/historias-do-carcere-detentos-fazem-escada-humana-invadem-guarita-e-jogam-agente-la-de-cima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário