terça-feira, 1 de abril de 2014

Solicitação da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para o Sistema Penitenciário Acriano



Ofício Circular n.º 02/014/GAB/PRESI/SINDAP
Assunto: Solicitação da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para o Sistema Penitenciário Acriano.  
Referências: Condições precárias de segurança, saúde e higiene dos agentes penitenciários.

A(o) Exmo(a). Sr(a) Deputado(a)

URGENTE 

1.         O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre – SINDAP/AC vem, por delegação de competência, com devido respeito e costumeiro acatamento à digna presença de Vossa Excelência, informar que:

2.         Pela lógica do Sistema Prisional, o agente penitenciário representa na prática “os braços da justiça e as mãos que protegem herói anônimo e guardião da sociedade acreana”. Sem o trabalho do agente penitenciário não existe prisão, justiça e muito menos segurança aos próprios presos e a sociedade em geral. Serviços de assistência (jurídica, médica, social, odontológica, psicológica, religiosa e material) não podem ser prestados sem a presença do agente penitenciário. O respeito ao preso enquanto ser humano passa necessariamente pelo reconhecimento e valorização do agente penitenciário.

3.         No entanto, lamentavelmente no Estado do Acre, o agente penitenciário tem sido sacrificado a ser, às vezes médico, advogado, assistente social, psicólogo, dentista, enfermeiro e farmacêutico. Por outro lado o Governo tem feito “vista grossa” as precárias condições dos agentes penitenciários e aos próprios presos.

4.         As Unidades Prisionais Acreanas estão superlotadas, agravando a situação de quem se encontra sob tutela do estado e causando ainda mais insegurança os agentes penitenciários e presos estão no mesmo barco”, que afunda a cada dia, sofrendo, adoecendo e morrendo.

5.         Esclarecemos que, no exercício das funções os agentes penitenciários, realizam tarefas dentro dos estabelecimentos prisionais, onde prolifera a contaminação portadores de HIV, com o manuseio de detentos soros-positivos, além de executarem os trabalhos em ambiente possuidor de alta umidade e mofo, os quais favorecem o acometimento de doenças respiratórias – tais como bronco-pneumonias, tuberculose e faringites – se encontrando, portanto, constantemente exposto a agentes nocivos, o que o faz temerem por sua saúde, dadas às condições de insalubridade que envolve o desempenho de seu trabalho.

6.         Nenhuma Unidade Prisional Acriana possui bloqueador de celular, importante registrar que somente nas unidades desta capital a média mensal é de cem aparelhos celulares apreendidos.

7.         Nenhuma Unidade Prisional Acriana possui body scanner, estimamos que aproximadamente meia tonelada de drogas entrou no Sistema Penitenciário Acriano através de visitantes no ano de 2013.
  
8.         Nenhuma Unidade Prisional Acriana possui o número proporcional de agentes penitenciários para o de presos, importante registrar que todos os procedimentos não relacionados à segurança e prestação de socorro serão cancelados partir do dia 04 deste mês.

09.        Nenhuma Unidade Prisional Acriana possui o número proporcional de equipamentos de proteção e segurança para os agentes penitenciários.

10.        Apenas na Unidade Prisional de Senador Guiomard estão construindo, alojamento e refeitório com condições dignas para os agentes penitenciários.

11.        Por tudo isso, Vossa Excelência pode visualizar que é totalmente cabível e procedente o pleito, razão pela qual se pede que seja criada a Comissão Parlamentar de Inquérito para o Sistema Penitenciário Acriano.

12.        No mais, renovam-se os votos da mais alta estima, distinta consideração e apreço, por Vossa Excelência, bem como pela Instituição a que representas.

Rio Branco/AC, 01 de abril de 2014.



Bel. Adriano Marques de Almeida
Fundador e Presidente do SINDAP/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário