quinta-feira, 26 de junho de 2014

Inaugurado em 2012, presídio de Senador Guiomard está prestes a desmoronar, afirma geógrafo



O sistema carcerário estadual vive um momento de precariedade, é um barril de pólvora a ponto de explodir”, afirma sindicalista. 

Kellyton Lindoso, Da ContilNet Notícias 26/06/2014 10:30 

Com a superlotação dos presídios em Rio Branco, o Estado optou por transferir alguns presidiários para a nova unidade prisional em Senador Guiomard, inaugurada em 2012. Porém, pensava-se que a unidade estava em perfeitas condições para receber mais presidiários. 

 O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, publicou nesta quarta-feira (25) uma foto em uma rede social que mostra o perigo que as pessoas que ali estão enfrentam. Geógrafo alerta para perigo de desmoronamento no presídio de Quinari/Foto: Reprodução Facebook 

O sistema carcerário estadual vive um momento de precariedade, é um barril de pólvora a ponto de explodir”, afirma o presidente, em publicação. 



O presidente define a obra como ‘elefante branco’, termo utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade. “O governo é conhecedor de todas essas mazelas e, ao invés de reestruturar as unidades prisionais do Estado, prefere gastar o dinheiro público em um presídio que não passa de um 'elefante branco'”. 

Os comentários são os mais variados. Os que apoiam o presidente e criticam a postura do governo são os que predominam. 

O geógrafo Jonathan Oliveira explica o que está acontecendo. “Não precisa ser nenhum técnico em solos para dizer o que está acontecendo [...] o escoamento dessa água pra fora do presídio acaba que encharcando o solo - que por sinal, foi retirado toda a cobertura vegetal pra construção do mesmo. Esse fenômeno chama-se movimento de massa, o qual acarretará outros dois fenômenos, primeiramente, as ravinas, e por último a voçoroca, que é o último estágio de desmoronamento, que já está acontecendo”, explica. 

De acordo com Jonathan, as possibilidades do presídio desmoronar são grandes. 

“O presidio vai pra baixo, assim como o solo que estava aí e não está mais”, diz, acrescentando que houve falta de planejamento. “Falta de planejamento, falta de estudo técnico da parte dos gestores que decidiram construir esse presídio em solo impróprio. Enfim, uma vergonha”.

Fonte: http://www.contilnetnoticias.com.br/interior/62-senador-guiomard/8363-inaugurada-em-2012-unidade-prisional-de-senador-guiomard-esta-prestes-a-desmoronar-afirma-geografo

Nenhum comentário:

Postar um comentário