sábado, 21 de fevereiro de 2015

“Bonde dos 13” expulsa famílias de casas na Capital




"Buiu": ordem obedecida a partir da penitenciária
Por volta de 4 horas da tarde de quinta-feira, uma guarnição com quatro policiais prendeu dois traficantes que estavam consumindo e traficando drogas no “Papoco” (D. Giocondo). O casal dono da casa foi expulso, por ordem do “Bonde dos 13”grupo criminoso que ordena ações a partir do presídio Francisco d’Oliveira Conde. O nome do homem expulso da residência é "Fabiano", também envolvido com venda de drogas, segundo a PM.
“Ou vocês vão embora agora ou vão morrer. A ordem é essa”, disse um dos líderes ao casal, que só teve tempo de calçar as chinelas e sair da casa. Nesse episódio do "Papoco", não houve agressão física ao casal. Apenas expulsão ordenada pelos líderes presos na penitenciária. A dupla que expulsou pertence ao "Bonde dos 13" e iniciou a venda de drogas momentos após a ação criminosa. No flagrante, foram apreendidos 9 tabletes de maconha e cocaína.
Uma situação distinta da vivida por uma família (também de traficantes) na região conhecida por "Campinho" (baixada em frente ao Instituto São José). Ano passado, toda a família foi amarrada e muito agredida, sobretudo a mulher, líder do tráfico na região. Silenciosamente, o "Bonde dos 13" vai fazendo vítimas no Acre.
De acordo com uma fonte ligada à Polícia Militar, os dois homens flagrados na quinta-feira no "Papoco"estavam, de alguma forma, envolvidos no assalto frustrado à lanchonete Máfia Lanches.
Um dos homens flagrados pelos policiais é conhecido por "Buiu". Obedecia a um comando que partiu de uma das lideranças do "Bonde dos 13" que queria fazer uma espécie de "pesquisa de preço" do mercado de cocaína: estava interessado em adquirir 50 gramas do produto, ofertado a ela por R$ 250. De dentro da prisão, um dos líderes do "Bonde dos 13" ordenou que a conferência fosse feita.
Não se sabe exatamente quais interesses do "Bonde dos 13" estavam sendo ameaçados por "Fabiano" na região do "Papoco", a ponto de ser exigida a expulsão de sua casa. O Governo do Acre não admite publicamente a existência da facção criminosa, uma estratégia para diminuir a importância do bando e minimizar a sensação de insegurança na população. Mas, o problema é que, como se fosse uma estratégia de guerrilha, o "Bonde dos 13" vai fazendo vítimas e arrebanhando um pequeno exército, alimentado pela miséria e pela falta de perspectivas, sobretudo entre os jovens.
Fonte: http://www.agazeta.net/policia/8103-bonde-dos-13-expulsa-familias-de-casas-na-capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário