sábado, 14 de fevereiro de 2015

SINDAP diz haver documentos que provam existência de facções em presídio


Por Luan Cesar – O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC) afirma que a existência de facções criminosas dentro do presídio Francisco D’Oliveira Conde pode ser comprovada através de documentos que, supostamente, contém depoimento de um presidiário que revela a existência dos grupos dentro da unidade.

Segundo Adriano Marques, presidente do Sindap-AC, o documento foi entregue por uma pessoa que teve acesso aos papéis e pediu resguardo da identidade. O detento teria dado o suposto depoimento à direção do Iapen.

De acordo com Marques, o detento afirmou no suposto depoimento que o Primeiro Comando da Capital (PCC) financia a facção Bonde dos 13, grupo que seria responsável por ordenar a execução de agentes penitenciários e planejar assassinatos contra policiais militares.



“Além desse depoimento, os documentos revelam que existe o código de conduta dos presidiários que fazem parte do Bonde dos 13 e a relação das pessoas que fazem parte dessa facção, dentro e fora do presídio”, declara o presidente do Sindap-AC.

Os supostos documentos também mostram que a organização Bonde dos 13 possui uma relação com os nomes dos detentos que fazem parte do grupo. Nela, consta o pagamento de uma mensalidade, que seria no valor de R$ 300, dada por cada membro.


Esse depoimento foi prestado na direção do Iapen por um preso que não queria participar dessas facções. A direção do órgão estava escondendo essas informações dos servidores. Elas são de muita importância, já que poderíamos ter nos prevenido antes”, afirma Adriano Marques.

O sindicalista reitera que os supostos documentos foram entregues para o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). A intenção é pedir que o órgão verifique o caso. O Sindap-Ac também pede apoio da Polícia Federal nas investigações.

Outra alegação de Adriano Marques é de que ele e alguns agentes penitenciários estariam “sofrendo perseguição” por parte do Estado. O presidente do Sindap-AC afirma que a gratificação anual dada à categoria foi cortada para ele e reduzida para outros servidores.

Resposta

A reportagem entrou em contato com Iapen para obter o posicionamento do diretor presidente do órgão, Martin Hessel, sobre as alegações feitas pelo Sindap-AC. Foi informado que Hessel estava em reunião, mas que iria manter um novo contato para dar os esclarecimentos.

Até a publicação, a reportagem não obteve retorno de Martin Hessel. Na quarta-feira, 11, quando os suspeitos de executar o agente penitenciário Anderson Albuquerque, no dia 3 de fevereiro, foram apresentados, a Polícia Civil descartou a existência de facções criminosas.

A assessoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) informou que a princípio desconhecia a entrega dos supostos documentos no órgão pelo Sindap-AC, mas que iria verificar no setor responsável se o sindicato protocolou a entrega dos papéis.

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA  


 Fonte: http://www.pagina20.net/cotidiano/sindicato-diz-haver-documentos-que-provam-existencia-de-faccoes-em-presidio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário