quarta-feira, 8 de abril de 2015

CPI do Sistema Carcerário Brasileiro fará devassa nos contratos de fornecedores dos presídios do Acre



Ray Melo, da editoria de política de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com01/04/2015 10:40:21

Os contratos de empresas como a da Tapiri Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, que há quase 17 anos, desde que o Partidos dos Trabalhadores (PT) assumiu o governo do Acre, fornece refeições para o complexo prisional de Rio Branco estão na mira da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro. A informação é do 2º Vice-Presidente da comissão, deputado federal Major Rocha (PSDB).
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada na última segunda-feira (31), com a finalidade de investigar a realidade do Sistema Carcerário Brasileiro. Os trabalhos da comissão poderão ser iniciados no Acre. Um requerimento solicitando que o sistema prisional acreano seja o primeiro a passar por um devassa foi encaminhado aos membros da CPI pelo deputado Rocha.
Segundo o parlamentar, as denúncias de corrupção na concessão de contratos para fornecimento de insumos, e a superlotação das unidades passarão por uma avaliação criteriosa dos membros da CPI. A permanência de encarcerados que já cumpriram a pena, a violência dentro das instituições do sistema carcerário, corrupção, crime organizado também serão investigados pela comissão.

Recebemos denúncias graves. Elas vão desde a concessão de benefícios para presos que pagam até o direcionamento de contratos públicos para fornecedores. O crime organizado dentro das unidades é outro grave problema. Temos o objetivo de combater a corrupção em todos os níveis nas unidades prisionais, principalmente o crime cometido por gestores públicos”, diz Rocha.

VALE A PENA LER DE NOVO


5 de maio de 2012 - 2:46:20 Jairo Carioca, da redação de ac24horas jscarioca@globo.com 
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre anunciou uma campanha de transparência dos gastos com os presos do sistema. O contrassenso em termos dos investimentos com os profissionais chama a atenção da categoria que questiona os recursos milionários com alimentação e água. De acordo com publicações no Diário Oficial, o Instituto Penitenciário do Acre [IAPEN] vai gastar em 2012, R$ 21 milhões somente com alimentação e R$ 1,5 milhão de água. Um preso no Acre custa em média quatro salários mínimos por mês.
Fontes: http://www.ac24horas.com/2015/04/01/cpi-do-sistema-carcerario-brasileiro-fara-devassa-nos-contratos-de-fornecedores-dos-presidios-do-acre/
http://www.ac24horas.com/2012/05/25/sindape-quer-abrir-a-caixa-preta-do-sistema-penitenciario-do-acre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário