terça-feira, 17 de novembro de 2015

Presídio tem piscina de plástico para presos no Acre




Diretor diz que piscina foi usada por igreja para batizar presos. Sindicato dos Agentes Penitenciários contesta e diz que é usada para lazer. Quésia Melo Do G1 AC O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC), Adriano Marques, denuncia a instalação de uma piscina na Unidade Prisional 4, no complexo penitenciário Francisco D'Oliveira Conde, em Rio Branco. Segundo Marques, a piscina, que tem aproximadamente 1 metro de largura por 1,5 metro de comprimento, seria para uso dos presidiários. 

De acordo com o presidente do sindicato, agentes da unidade teriam dito que a piscina foi levada para o local por uma igreja evangélica de Rio Branco para batizar presos durante rituais de conversão desses à religião, porém, os detentos teriam pedido que fosse mantida para lazer, mesmo após o ritual. Pedido que teria sido acatado pela direção da unidade.

"Os servidores denunciaram e foram ameaçados de transferência da UP4. Eles entraram em contato comigo e nesta terça-feira (17) vão denunciar a direção por assédio moral. Esse tipo de regalia não tem previsão legal. Não há bloqueador de celular e os presos podem se comunicar e dizer que o presídio permitiu isso e os outros têm que permitir também. Vamos procurar o Ministério Público (MP-AC) e a Vara de Execuções penais", disse.
Direção nega uso de piscina para lazer

O diretor do presídio Denis Picolo confirma que a piscina foi deixada por representantes de uma igreja da capital. Ele nega, entretanto, que o local seja usado para lazer dos detentos e afirma que a piscina foi utilizada pela última vez em agosto deste ano, durante um dos rituais de batismo.

"Já até falei com o pastor responsável. A piscina foi usada para batizar os presos de uma ala, apenas isso. Sexta-feira é o dia destinado a visita religiosa, quem quiser frequentar a igreja é batizado e autorizamos a entrada de uma piscina ou de uma caixa d'água. O batismo ocorreu apenas uma vez", explica.
Picolo afirma ainda, que deve procurar a Justiça e entrar com um processo por danos morais contra o presidente do Sindap-AC.

"Quero que ele prove isso [o uso da piscina para lazer dos detentos], vou procurar meus direitos. O que ocorre é que a direção solicitou transferência de agentes penitenciários, vai haver novas lotações, alguns deles não gostaram e acabam criando situações, como um boicote, para denegrir a imagem da instituição", finaliza.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/11/presidio-tem-piscina-de-plastico-para-presos-no-acre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário