quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sindicalista denuncia suposta negociação de direção do Iapen com líderes de facção criminosa




Entre os benefícios pedidos pelos integrantes da facção "Bonde dos 13" estaria a substituição do médico cubano do presídio por um brasileiro

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, denunciou à reportagem daContilNet, na tarde desta terça-feira (3), que há indícios de que a direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estaria “negociando” com membros da facção criminosa “Bonde dos 13” para assegurar um “acordo de paz” dentro do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.
De acordo com cópias das conversas mantidas entre Adriano Marques e um agente penitenciário, via aplicativo WhatsApp, fornecidas com exclusividade à ContilNet, os líderes da organização negociaram uma série de melhorias para eles próprios dentro do presídio em troca entregariam as armas de que dispõem dentro das celas. A reunião teria acontecido dia 7 de março deste ano, mas somente agora chegou ao conhecimento da imprensa.
Em um dos relatos, o agente, que prefere não ter o nome identificado, conta que quatro presos considerados de alta periculosidade, detidos nos pavilhões E, D, C, B, N e Chapão foram recebidos no dia 7 de março em uma das salas da direção do Iapen e negociaram uma série de benefícios em troca do “desarmamento”.
Entre os benefícios pedidos pelos integrantes da facção “Bonde dos 13” estaria a substituição do médico cubano do presídio por um brasileiro, o retorno de uma assistente social que atue dentro da FOC, melhorias na qualidade da comida, entre outras coisas.
Vale ressaltar que Adriano Marques foi um dos primeiros a denunciar a presença de facções criminosas atuando dentro de presídios da capital, pedindo, por inúmeras vezes, providências do governo sobre o caso.
O diretor-presidente do Iapen, Martin Hassel, negou que tenha havido qualquer conversa em tom de negociação entre a direção do instituto e lideranças de facções com atuação no FOC. “Não estou sabendo disso. Se tivesse havido acordo teria havido mudanças, tanto que o médico cubano continua lá. Está tudo igual”, disse.
Fonte: http://contilnetnoticias.com.br/2016/05/03/sindicalista-denuncia-suposta-negociacao-de-direcao-do-iapen-com-lideres-de-faccao-criminosa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário