segunda-feira, 20 de junho de 2016

Presos são transferidos e sindicato diz que facção planejava chacina



Iapen-AC nega e diz que transferência foi 'medida administrativa'.
'Gestão quer passar uma falsa sensação de segurança', rebate sindicalista.




Após a transferência de 300 presos na sexta-feira (17) e neste sábado (18) do pavilhão G para o pavilhão A, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), Adriano Marques diz que a mudança ocorreu porque outros presos, integrantes de uma facção criminosa, planejavam fazer uma chacina na unidade. O caso ocorreu na Penitenciária Francisco D’Oliveira Conde emRio Branco.

Ao G1, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirma as mudanças, mas afirma que foram provocadas por medidas administrativas. O órgão nega ainda que as transferências estejam relacionadas com uma possível carnificina orquestrada por facções criminosas.

Segundo Marques, o pavilhão G é considerado o pavilhão “seguro”, onde são colocados presos por crimes sexuais e aqueles que possuem rixas com outros detentos. O presidente do Sindap, diz que os agentes teriam recebido informações que detentos de outros pavilhões, comandados por uma facção, estariam planejando invadir o local e matar outros internos.

“Ontem foi feito o remanejamento de 173 e hoje de mais 127 por medida de segurança. No meio de investigações foi detectado que poderia haver esse ataque no pavilhão G, que seria uma carnificina e poderia até provocar uma rebelião coletiva”, afirma.

O presidente rebate ainda a versão do Iapen sobre as transferências. “É porque muitas vezes a gestão quer passar uma falsa sensação de segurança e, às vezes, por medo ou orientação da alta cúpula do governo nega essas situações”, finaliza.

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/06/presos-sao-transferidos-e-sindicato-diz-que-faccao-planejava-chacina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário