segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Quem é o bom pastor?: “As máscaras das ovelhas vão cair”, diz Marcos Huck após processo da Operação Lares declinar para investigação pela Policia Federal



Na Bíblia, Jesus comparou aqueles que o seguiam a ovelhas. Quem seria o pastor nessa relação espiritual citada na parábola escrita por Marcos Huck? Quem é a ovelha que necessita de cuidados especiais?
Um dos principais acusados de participar do esquema fraudulento de compra e venda ilegal de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, no estado do Acre, Marcos Huck, após o declínio do processo conhecido como Operação Lares para a Justiça Federal – decisão tomada no último dia 29 pelo juiz da 2ª Vara Criminal Gilberto Matos – escreveu em seu facebook que: “a verdade vai chegar, (sic) e as máscaras das ovelhas vão cair”.
Preso no dia 26 de maio na segunda-fase da Operação desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Acre, Huck é apontado como o montador dos processos que eram encaminhados à Caixa Econômica Federal autorizando o imóvel que seria vendido pelo restante da quadrilha instalada dentro da Secretaria de Habitação e Interesse Social (Sehab).
Desde a citação de Marcos Huck e o outro comparsa, Daniel Gomes, no esquema, que se especula o suposto envolvimento de seu ex-chefe [Jamyl Asfury] no maior escândalo do atual governo de Sebastião Viana. Marcos Huck e Daniel Gomes migraram de cargos de confiança na esfera legislativa e estadual por onde passou o pastor Jamyl Asfury. A relação de confiança entre o trio começou dentro da Igreja Evangélica Batista do Bosque, onde ambos participam de reuniões voltadas para Jesus Cristo.
Na Bíblia, Jesus comparou aqueles que o seguiam a ovelhas. Quem seria o pastor nessa relação espiritual citada na parábola escrita no facebook por Marcos Huck? Quem é a ovelha que necessita de cuidados especiais?
Segundo o que o ac24horas apurou, Huck não falou muito durante a fase de investigação feita pela Polícia Civil. Seu advogado, Armyson Lee, nega até hoje que o cliente tenha sido beneficiado por delação premiada, mas, estranhamente, Huck foi um dos primeiros a ter pedido de liberdade provisória acolhido pela Justiça, ficou 14 dias preso.
Estranhamente por que pesa sobre o acusado além de organização criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica, prevaricação e ainda fraude processual, o fato dele e Daniel Gomes (ambos ex-diretores da Sehab) terem destruído provas fundamentais para a instrução do processo e ainda, terem procurado e ameaçado com arma em punho, outra acusada, Cícera Silva.

A parábola escrita por Huck tem algo a ver com o que ele supostamente delatou?

Um especialista em investigação criminal que pediu para não ter seu nome revelado afirma que a postagem de Huck pode ser mais uma pista para o que a Justiça suspeita desde o início da investigação: a participação de agentes públicos do alto escalão do atual governo na trama que comprou e vendeu, segundo denúncia do Ministério Público, 600 casas através da operação criminosa.
“Ao usar o termo ‘ovelhas’ Huck codifica a participação de pessoas possivelmente não indiciadas e sequer investigadas” acrescenta o especialista.
O mesmo investigador acrescenta que, nesta fase em que a Polícia Federal deve entrar no caso, toda declaração é importante com o fim de levantar elementos mínimos de materialidade e indícios de autoria.
A última fase da investigação no âmbito estadual – A última atuação da Policia Civil no caso, no dia 8 de julho, cumpriu determinação do juiz Gilberto Matos, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, na casa do ex-secretário de habitação, Rostênio Ferreira e dos servidores Irlan Lins e Márcio Góes. Rostênio foi citado por Rossandra Melo, a verdadeira delatora no processo, como o grande operador financeiro da quadrilha. Irlan Lins, “era o homem do sistema” conforme acrescentou Rossandra no depoimento que prestou na sede da Delegacia de Polícia Civil. Ainda não se sabe no que a investigação avançou após as conduções coercitivas e o material apreendido.
Muita coisa precisa ser esclarecida. A Policia Civil afirmou em entrevista coletiva na segunda fase da Operação, que R$ 1 milhão de reais foi movimentado com o esquema, mas não avançou – ou não deu publicidade – de que forma esse dinheiro foi utilizado pelos operadores da fraude e quais sigilos bancários foram quebrados. Pouco se sabe também sobre o avanço da denúncia de utilização desses recursos como apoio financeiro para campanha eleitoral do Dr. Julinho e a tal lista que envolveria a Chefe da Casa Civil do Palácio Rio Branco, Marcia Regina.
O que a Polícia e o Ministério Público Estadual já sabem é que a atuação de Marcos Huck, Daniel Gomes e Cícera Silva, além de outros gestores investigados, foi fundamental para validar as fraudes com intuito de lucro ou de indultar pessoas próximas. A peça acusatória do Ministério Público afirma que para executar o projeto criminoso, os acusados fizeram inserir nos formulários de cadastro e de levantamento socioeconômico e nos contratos firmados com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, informações falsas com a realidade dos beneficiados.
Narra, ainda, que a organização era composta também por particulares que, com a intenção de lucro, captavam “clientes” dispostos a pagar consideráveis quantias para obter casas por esse atalho ilegal.
O OUTRO LADO:
Procurado, o deputado estadual Jamyl Asfury disse que já tinha conhecimento do texto publicado nas redes sociais e que uma pessoa próxima teria perguntado a Huck do que se tratava a declaração. “Ele respondeu que não tem nada a ver com o momento atual, as ovelhas é uma referência a um acontecimento na Igreja” respondeu Jamyl.
Afirmando ser Pastor, Jamyl acrescentou que não existe nenhum problema na relação dele com Marcos Huck. “Meu coração está muito tranquilo com relação a tudo” voltou a comentar o suplente de deputado.
Jamyl foi empossado em tempo recorde na Assembleia Legislativa do Acre após o início da apuração dos fatos pela Polícia Civil e a prisão de Marcos Huck e Daniel Gomes em uma mini reforma feita pelo governador Sebastião Viana.
A mesma Assembleia mantém mistério na demora da publicação da ATA que acabou com a formação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria o escândalo. Os oito deputados que assinaram o requerimento, todos de oposição, esperam pela publicidade para recorrer à Justiça pela instalação do processo no âmbito legislativo.
O suplente de deputado concluiu que vive um novo momento em sua vida e que tudo vem servido de aprendizado. “A gente consegue aprender a cada dia com tudo que nos acontece” afirmou.
O defensor de Marcos Huck, o advogado Armysson Lee, estava em São Paulo em uma audiência. Por telefone, ele ficou de verificar o conteúdo da postagem feita pelo seu cliente e emitir o seu parecer, o que não ocorreu até a edição deste material. O último contato feito pelo advogado com a redação foi as 15h36 de quinta-feira.

Nova secretária de habitação usa o silêncio como regra

A nova secretária de habitação nomeada pelo governador Sebastião Viana, Janaina Dourado, pouco ou quase nada fala sobre o escândalo. Criado um dia antes do Ministério Público formalizar denúncia contra os acusados pela Operação Lares, o Comitê interinstitucional envolvendo os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de criar uma maior fiscalização, auditoria e controle nas políticas habitacionais do Estado até hoje não disse a que veio.
Enquanto isso, mais de 15 famílias permanecem por mais de 60 dias acampadas no hall de entrada da Assembleia legislativa do Estado. Cansadas de pagar aluguel social atrasado, elas afirmam que só saem do local quando tiverem realizado o sonho da casa própria.
Fonte: http://www.ac24horas.com/2016/08/14/quem-e-o-bom-pastor-as-mascaras-das-ovelhas-vao-cair-diz-marcos-huck-apos-processo-da-operacao-lares-declinar-para-investigacao-pela-policia-federal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário