sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sindicalista diz que governo quer descredibilizar agentes e denuncia “esquema de diárias” no Iapen




O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), Adriano Marques, afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), em entrevista ao site Folha do Acre, que os representantes do governo do Acre mentiram ao anunciar que foram presos dois agentes penitenciários durante a última rebelião ocorrida no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), no dia 20 de outubro.


Adriano conta quea cúpula da segurança escondeu o fato de que uma das pistolas encontradas no interior de um dos pavilhões da unidade prisional é de propriedade do próprio Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), tendo sido cautelada por um dos coordenadores de segurança da FOC.
A arma era institucional. A arma foi cautelada por um coordenador de segurança da FOC. Ele havia feito um boletim de ocorrência há mais de 1 ano relatando que a arma tinha sido extraviada durante um deslocamento particular, mas após mais de um ano a arma reapareceu misteriosamente dentro do presídio” disse.
O sindicalista afirmou que esconder informações e se apressar em culpar agentes penitenciários faz parte de uma tática do governo para descredibilizá-los para que parem de denunciar o colapso no sistema prisional.
Adriano afirmou que a cúpula da segurança pública tinha conhecimento de que apenas um agente foi preso por suspeita de ter facilitado a rebelião, mas mesmo assim concederam inúmeras entrevistas afirmando que dois agentes haviam sido detidos e que também sabiam que uma das armas encontradas no interior do presídio era cautelada pelo próprio Iapen.

hussel
Martin Hassel

Eles sempre se apressam em culpar os agentes, creio eu com a intenção em descredibilizar o sindicato que sempre denuncia todas as coisas erradas que acontecem lá dentro. Com relação a esta arma, o próprio diretor do Iapen sabia que pertencia ao Iapen, mas ocultaram essa informação”, disse.
O diretor do Iapen, Martin Hassel, disse que não acredita em conspiração para prejudicar agentes penitenciários, e confirmou que uma das armas encontradas era de propriedade do Iapen. Ele afirmou que os procedimentos administrativos e criminais foram adotados.
“Está tudo sob responsabilidade da Polícia Civilpara as devidas investigações”, frisou.

Caos: “os únicos que lucram com um sistema prisional caótico e falido são o desgoverno e o crime organizado”, diz Adriano Marques
Adriano afirmou à reportagem da Folha do Acre que o sistema penitenciário enfrenta um caos provocado por má gestão, falta de investimentos e falta de valorização ao servidor. Ele frisou que quem lucra com o caos no sistema penitenciário é o que classifica como desgoverno e o crime organizado.
Marques frisou que é preciso que se abra a caixa preta do sistema penitenciário para que se averiguem todas as irregularidades cometidas no sistema.
São esquemas de diárias, de banco de horas, de cautelas de armas, de processos administrativos, promoções e progressões em atraso. É irregularidades para todo lado”, disparou.
A respeito do esquema de diárias que Adriano garante existir dentro do Iapen, ele frisa que os servidores que apoiam a gestão e não protestam contra nada recebem as diárias em dia, sem qualquer tipo de atraso.
“Os outros levam meses e até mais de ano para receberem. Sem contar que servidores que ocupam cargo em comissão não podem fazer banco de horas, mas mesmo assim alguns receberam o valor máximo de horas extras. Tudo isso acontece com aval do governo”, salientou.
Adriano afirmou que há várias outras irregularidades que são denunciadas, mas nunca são resolvidas.
A respeito da cautela de armas, eles não disponibilizam munição, apenas para alguns protegidos deles. Os processos administrativos não tramitam pela gravidade, data do fato, ordem alfabética, ninguém no Iapen sabe explicar como realmente são apurados. Há ainda centenas de promoções e progressões que estão com os valores atrasados. Onde vai parar esse dinheiro?”, questionou.
 Fonte: http://afolhadoacre.com.br/cotidiano/sindicalista-diz-que-governo-quer-descredibilizar-agentes-e-denuncia-esquema-de-diarias-no-iapen/


Nenhum comentário:

Postar um comentário