terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Nenhum dos 342 presos no semiaberto voltou para dormir na cadeia após onda de execuções em Rio Branco




A Papudinha, presídio exclusivo para detentos no regime semi-aberto, permanece vazia. Nenhum dos 342 presos que foram liberados no sábado e deveriam se reapresentar às 17 horas desta segunda-feira compareceu à unidade. Numa tentativa de salvar o benefício da progressão de regime, eles fizeram um comunicado formal à juíza de Execuções Penais, Luana Campos. Nesse informe, os presos alegam que não há segurança capaz de garantir sua integridade física, e se valeram das ameaças feitas por grupos rivais na semana passada, segunda a qual “quem fosse dormir na cadeia seria executado”. Em princípio, a ordem da matança partiu do Bonde dos 13, mas as facções do Comando Vermelho e PCC estariam orientadas para revidar. Na dúvida, todos decidiram ficar em casa. O diretor do presídio, Dênis Picollo, disse à reportagem que “esta é a maior evasão da história”.
A violência urbana fora de controle resultou em quatro execuções e outras quatro tentativas neste final de semana. A justiça decidiu liberar todos os presidiários após constatar indícios de um novo confronto entre facções rivais.
Uma reunião de emergência aconteceu pouco antes das 17 horas, na sala da juíza. Representantes do Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do acre), e o próprio diretor da P4 estavam lá. “Preparamos uma segurança reforçada para receber todo mundo, mas eles entenderam que poderiam ser alvo de um possível confronto. Não sabemos como vai ser daqui pra frente”, disse Picollo.
A juíza tem uma decisão muito difícil para tomar. Se a lei for seguida à risca, os 342 presos perderão o direito ao benefício, sendo obrigados a retornar ao Presídio Francisco Oliveira Conde, onde a superlotação é extrema, com 3.300 apenados aguardando pronunciamento da justiça.
Para piorar o cenário de crise no sistema prisional do Acre, é bastante alto o número de presos beneficiados com a progressão de regime. Somente na sexta e nesta segunda, foram 26.
Fonte: http://www.vejadetudo.com.br/politica/semiaberto-execucoes-branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário