Fátima Beatriz, servidora contratada e que estava presente na segunda feira 19 na Assembleia Legislativa, junto com demais agentes, desabafou, dizendo que os servidores querem ser reconhecidos como pessoas, querem ser valorizados, querem dignidade, e não querem mais ser tratados como meras peças substituíveis.
Segundo Fátima, os Servidores sofrem muito com o assédio moral dentro das penitenciárias, principalmente por parte de Diretores contratados e sem nenhum treinamento para lidar com pessoal. De acordo com a servidora existe até assédio sexual com as agentes dentro das unidades. “Temos que exigir que os diretores de penitenciárias sejam servidores efetivos e não contratados”, finalizou.
Os agentes penitenciários colocam suas vidas em risco diariamente, lidam com pessoas perigosas, condenadas pela justiça, como assassinos, estupradores, ladrões, traficantes, etc. Dedicam-se ao seu trabalham e são completamente descartados pelo governo simplesmente por reivindicarem seus direitos.
“Com essa atitude o governo enfraquece a segurança penitenciária do Estado, pois esses agentes que estão sendo descartados, já possuem um treinamento, já conhecem o sistema, agora o estado precisará de tempo para treinar novos servidores, e com isso, deixa as penitenciárias desfalcadas e em perigo”, enfatizou Adeilton.
Minas Gerais rasgou a Constituição quando esqueceu que os servidores têm o direito à greve. De acordo com os agentes presentes na Assembleia, muitos trabalhadores chegaram às unidades prisionais para manter 30% do serviço funcionando e foram impedidos pelos Diretores de trabalhar, sendo obrigados a retornar para suas residências.
Conheça a pauta de reivindicações dos Agentes Penitenciários:
Volta do Vale Alimentação;
Equiparação salarial com os policiais civis, militares e bombeiros;
Combate ao constante assédio moral sofrido pelos servidores prisionais;
Curso de tiro e confecção das carteiras funcionais para os agentes penitenciários;
Cumprimento da carga horária do agente penitenciário estabelecida em lei;
Pagamento do prêmio de produtividade para os agentes em contrato administrativo;
Inclusão dos agentes em contratos administrativos na PL 3734/2009 do DER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário