terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Órgãos definem plano de metas para Segurança Pública



 

Reduzir a criminalidade. Este é o objetivo dos representantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado, após se reunirem ontem no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Além de definir estratégias para o setor, a oficina de planejamento estabeleceu metas e contou com a participação de todas as regiões do Acre

Apesar de redução da violência, o Estado ainda apresenta números que preocupam as autoridades. No passado, o Acre foi, proporcionalmente, um dos estados da Federação com um dos maiores números em roubos e furtos. “Para reduzir a criminalidade no Estado, dentro de um plano de metas, estamos finalizando os métodos operacionais indicadores de homicídio, latrocínio, roubos e furtos. A participação de representantes de todas as regiões, definindo suas próprias metas, mostra o quanto o planejamento e integração dos órgãos são importantes”, disse o secretário de Segurança Pública, Ildo Reni Graebner.


Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques, a definição de metas de redução da violência não pode prescindir de uma política de segurança e esta, por sua vez, depende, segundo ele, de uma política de Estado. A seu ver, os “operadores da segurança” devem incluir nas discussões, antes de qualquer ação, uma proposta de desenvolvimento para gerar empregos e distribuir renda. “Temos que ter logística, inteligência e ações de combate, mas é preciso atacar as causas da violência que são problemas culturais, sociais e econômicos”, disse Marques.


“Uma das propostas de trabalho desse encontro é a participação da sociedade, ou seja, o envolvimento de todos. Mas isso é inócuo se os policiais não estiverem motivados, com boas condições de trabalho e a certeza de uma aposentadoria tranqüila”, critica o presidente do sindicato dos policiais civis, Maurício Buriti, sugerindo que os organizadores do encontro incluam a revisão do Plano de Cargos Carreias e Salários (PCCR) de sua categoria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário