terça-feira, 10 de maio de 2011

CARCEREIROS




SINOPSE

Este documentário relata as experiências vividas por carcereiros da Polícia  Civil do Estado de São Paulo, particularmente da Baixada Santista e de Mogi  das Cruzes, onde as cadeias públicas ainda resistem ao inevitável processo  de desativação. Com estrutura precária, localização desapropriada – a  maioria está situada em centros urbanos – e normalmente superlotadas, as  carceragens funcionam como uma bomba relógio, prestes a explodir por  qualquer atrito. Não bastasse isso, plantões exaustivos, baixa remuneração e  treinamento insuficiente também compõem a realidade destes profissionais  encarregados da manutenção e vigilância das cadeias. Quais os reflexos  físicos e psicológicos resultantes deste tipo de atividade? O que os motiva a  seguir uma carreira tão estigmatizada pela sociedade? Ameaças de morte,  investigações por fugas e rebeliões, traumas e cicatrizes são episódios  recorrentes na vida de cada um deles.

"Carcereiros" busca resgatar essas histórias, bem como explicitar os medos, as expectativas e o ponto de vista destes profissionais sobre o sistema prisional brasileiro.


"Eu vejo o carcereiro como o melhor porfissional da corporação, porque ele tem  que ter o faro de um perdigueiro" BRAGA.

"Tem que ter coragem para enfrentar o dia-a-dia estressante, ser honesto para não se desviar para o lado errado. Tem muita proposta indecente e tem que ter a cabeça boa e muita sorte para não acontecer o pior
e se entregar". CAETANO 

"Fiquei tão frio depois de ver tanta tragédia que eu acabei me acostumando. É como se eu  trabalhasse no IML".  EVANGELISTA

"Eu acho que o carcereiro tinha que ser a  profissão mais bem cuidada da polícia, mas  infelizmente ela é a mais esquecida". KATITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário