terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AGEPEN-MG: Polícia Federal prende suspeito de matar agente penitenciário

 

 

Crime aconteceu em Abril de 2010, quando vítima foi assassinada à tiros.

A Polícia Federal nos estados do Acre e Pará prendeu esta semana, o homicida foragido acriano Luís Lira da Silva, acusado de assassinar o agente penitenciário Roney Barbosa Vidal, de 31 anos, em 18 de abril de 2010. Luís estava foragido desde Junho do ano passado, quando recebeu beneficio para responder ao crime em liberdade, haja vista, que permaneceu recluso durante cerca de dois meses.
De acordo com as investigações, o acusado se deslocava de estado em estado, portando documentos falsos no intuito de despistar a polícia. Para a PF, a prisão de Luis, levou mais tempo do que se esperava, mas as investigações puseram fim ao debando do suspeito. Lira permanece recolhido na custódia da Superintendência de Policia Federal no Estado do Pará, à disposição da Justiça, e pode ser recambiado para a penitenciária estadual Francisco de Oliveira Conde.

Relembre o caso

O crime aconteceu por volta das 7h30min da manhã do dia 18 de abril, do ano passado. Era um domingo, quando de acordo com Adriano Marques, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Agepen), após sair de seu plantão na penitenciária Francisco de Oliveira Conde, o agente Roney Vidal, fazia seu trajeto rotineiro à caminho de sua casa, em companhia dos cerca de 70 agentes, que também faziam seus plantões naquela unidade.

Porém, ao se dispersarem em seus trajetos, Roney seguiu sozinho seu caminho, enquanto sem perceber, era seguido pela dupla de acusados que trafegavam, assim como a vítima, em uma motocicleta. Ao pararem em um semáforo na Avenida Ceará, o garupa atirou contra a vítima, que foi alvejada com um tiro em um dos braços e caiu no chão. Roney teria tentado se levantar com a motocicleta, para buscar refúgio, mas foi alvejado novamente com outros dois disparos, que o atingiram na região das costelas, causando sua morte.

Os dois acusados chegaram a ser presos em flagrante, e foram encaminhados ao presídio estadual. O suspeito de ser co-autor do crime, cujo nome não foi divulgado, e que à época foi apontado como condutor da motocicleta, permanece recluso à disposição da justiça. Entretanto, Luiz Lira, teve hábeas corpus deferido, para aguardar as investigações em liberdade, e desde então foi considerado foragido da justiça.

Motivação

Mesmo após um ano e oito meses do crime, a polícia ainda não conseguiu esclarecer qual teria sido a motivação para o assassinato. Diversas foram as suposições, mas nenhuma delas foi tomada de fato, como desencadeadora do crime. O delegado responsável pelo inquérito, não foi encontrado para falar sobre as investigações, haja vista, que está em recesso de suas funções. 

Por outro lado, Adriano Marques, alerta para a falta de equipamentos de proteção e segurança aos agentes penitenciários, pois segundo ele, se Roney estivesse utilizando um colete à prova de balas, sua vida poderia ter sido salva.

Marques reitera ainda que aos seus 31 anos de idade, Roney teve seu sonho tirado de si: dois dias antes de ser morto, ele havia encomendado um par de alianças, para pedir a namorada em casamento, sonho esse que morreu sem realizar. 

fonte: http://www.policiapenalmg.com/2011/12/policia-federal-prende-suspeito-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário