sexta-feira, 2 de março de 2012

Iapen não presta contas e presos ficam sem atendimento médico




Juíza da Vara de Execuções Penais de Rio Branco, Luana Campos, ameaça responsabilizar criminalmente a direção do Instituto de Administração Penitenciária se o órgão não tomar medidas urgentes para o atendimento médico dos presos.

A magistrada decidiu ser mais rígida, quando descobriu que o Estado perdeu recursos federais, porque o Iapen deixou de prestar contas  de uma verba exclusiva para a saúde do detento.

Em janeiro deste ano, a juíza Luana Campos encontrou uma série de irregularidades no presídio de Rio Branco. Foi dado um prazo para que a presidência do Iapen providenciasse algumas mudanças.

Na semana passada, o Instituto repassou um documento indicando algumas melhorias. Serão adquiridas 350 tornozeleiras eletrônicas para reduzir a superlotação.

A Secretaria de Obras vai fazer a reforma na área externa e nos pavilhões da unidade, mas em alguns pontos, o Iapen parece ter perdido o controle.

O principal deles é o atendimento médico no presídio. O Governo do Estado estava participando de um programa do Governo Federal para receber recursos ao presídio.O dinheiro era destinado exclusivamente para a área de saúde do preso.

O Estado criou um grupo, mas como não prestou contas do dinheiro que recebeu, ficou de fora do programa. Agora, os detentos não têm mais o serviço e ninguém sabe como foi gasto o dinheiro recebido.
Os detentos não estão recebendo atendimento jurídico. A juíza vai dar mais um prazo para o Iapen fechar um convênio com o Judiciário, com a Ordem dos Advogados do Brasil e com a Defensoria Pública, para que os presos possam saber o andamento do seu processo. A magistrada anunciou que em abril fará uma inspeção no presídio.

Última atualização em Sex, 02 de Março de 2012 17:4
 
 
fonte: http://www.agazeta.net/component/content/article/186-noticias/9321-iapen-nao-presta-contas-e-presos-ficam-sem-atendimento-medico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário