quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sindicalistas querem CPI para investigar sistema prisional



O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), Adriano Marques, em articulação com outros sindicalistas da área de segurança, está propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o sistema prisional acreano. Além de tornar público o “caos” e denunciar “desmandos”, a comissão também apresentaria propostas para melhorar o setor.Adriano Marques, de imediato, conta com o apoio de dois deputados com ligações na segurança pública: Major Rocha (PSDB) e Jamyl Asfury (DEM). - Esses deputados são policiais. Mais do que ninguém, eles conhecem a caótica situação do sistema prisional - disse Marque, almejando que, além de articuladores, os deputados também possam ser presidente de relator da CPI.Além do apoio de sua categoria, segundo ele, uma das mais perigosas e estressantes do mundo, o sindicalista está formando uma comissão composta por ativistas da área de segurança. O Sindicato dos Agentes Socioeducativo (Sintase), a Associação dos Militares do Acre (AME) e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) figuram entres os principais parceiros.Questionado sobre a necessidade de uma investigação no sistema prisional, Adriano Marques cita a situação dos presídios, a seu ver “um barril de pólvora que “está começando a explodir aos poucos”. Com fugas constates e presos em regime semi-aberto trancafiados, ele denuncia a falta de efetivo e condições de trabalho dos agentes penitenciários.

- Não existe um treinamento contínuo e muito menos um programa para cuidar da saúde mental do servidor. Temos casos de surtos psicóticos, síndromes do pânico, gastrites nervosas e distúrbios do sono. 

Pretendendo formar uma federação para fortalecer as lutas e reivindicações, os representantes dessas entidades são as principais responsáveis por numerosas denúncias,que vão desde a situação dentro das unidades até supostos superfaturamentos na compra de alimentos.

- Além de não ter uma política de segurança, infelizmente o atual governo não é transparente com os gastos públicos - declarou o presidente do Sintase, Betho Calixto.

fonte: http://www.oacreano.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1627%3Asindicalistas-querem-cpi-para-investigar-sistema-prisional&catid=9%3Anoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário