segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Delegado de Medicina


A série: “Novas profissões” visa buscar novos conceitos para a solução dos desafios apresentados pelas modernas dinâmicas profissionais do Século XXI.


Primeira edição
Delegado de Medicina

“Operação Cirúrgica”




Era manhã de domingo, e John com 55 anos de idade tinha acabado de acordar e estava brincando com seu cão. O "stress" do trabalho no escritório, aliado ao fato de fumar e estar 25 quilos acima de seu peso ideal, vinham causando ao longo dos anos um lento processo de acúmulo de gordura em suas veias.

John começou a sentir uma forte dor no peito, no queixo e no braço esquerdo; seu estômago também doía, estava suando e sentia náuseas intensas. Ainda consciente, chamou sua mulher Sarah e pediu socorro. Estava tendo um enfarte!

Rapidamente removido para um hospital de medicina coronariana, foi apresentado já desacordado e em estado grave aos experientes médicos. Os cirurgiões cardíacos que estavam de plantão, depois de uma rápida e precisa avaliação, decidiram que tinham que operá-lo. Havia sofrido um infarto agudo do miocárdio.

Levado com urgência para a sala de cirurgia, foi iniciado o complicado e delicado procedimento cirúrgico. Depois de todas as providências necessárias para a operação, Willy, experimentado cirurgião com 25 anos de experiência, fez a incisão inicial, auxiliado por Robert, cirurgião sênior com 32 anos de medicina. Depois de ter acessado o coração do paciente, ambos os médicos fizeram o procedimento chamado revascularização cirúrgica de urgência, popularmente conhecido como “cirurgia de ponte de safena”.

O paciente quase veio a óbito em decorrência de complicações, mas devido à grande dedicação, vocação, capacidade e profissionalismo dos dois médicos e de sua equipe, composta por um anestesista e três instrumentadores, a operação foi um completo sucesso. John foi salvo e sua esposa Sarah ficaria aliviada e muito grata por tudo. A imprensa estava muito interessada no assunto, tendo em vista que John era um famoso e rico empresário.


Depois de finalizada a operação, e salvo o paciente, a equipe médica recebeu a visita do Delegado de Medicina lotado naquele hospital, que é considerado “chefe da operação” que acabara de ser realizada. Este chegou à sala de operação e queria saber tudo sobre os detalhes e resultados do procedimento.

Os médicos e sua equipe explicaram detalhadamente, durante um bom tempo o que havia acontecido. Por não ter experiência no assunto, o Delegado de Medicina tratou de anotar os principais pontos que considerou importantes, tirando as dúvidas que eventualmente tinha.

Depois, vestido em seu melhor terno, o Delegado de Medicina foi até o auditório do hospital onde o aguardavam ansiosos: o Superintendente do Hospital (SH), o Diretor Executivo Hospitalar (DEH) e o Diretor de Medicina Especializada (DME), todos também delegados de medicina, para juntos darem as boas novas à massa de repórteres convocados para uma entrevista coletiva de imprensa, para explicar todos os passos e resultados da “operação cardíaca”.

O exemplo acima citado foi apenas a narrativa de um caso de ficção, não tendo relação alguma com fatos verídicos. Tal história tem, única e exclusivamente, a função de ilustrar como seria a rotina da nova profissão proposta. Qualquer semelhança com fatos reais é pura coincidência. A série "Novas Profissões" foi lançada para incentivar as pessoas a dar novas ideias de profissões que possam vir a serem criadas para melhorar a funcionalidade daquelas existentes.

O “Delegado de Medicina” seria um cargo ocupado exclusivamente por bacharéis em direito que, depois de devidamente aprovados em concurso público, fariam um curso de formação básico em medicina, com duração de quatro meses, e então seriam lotados em hospitais espalhados por todo nosso país.

Logo de imediato seriam nomeados chefes de equipes de médicos. Toda operação realizada seria “chefiada” por um deles que, portanto, receberia o crédito pelo sucesso. Diferentemente dos médicos e cirurgiões, os delegados de medicina, durante sua carreira, seriam mandados ao exterior para fazerem cursos nas melhores instituições médicas do mundo, e poderiam galgar evolução em sua carreira, com a possibilidade de ocupar os cargos mais altos dentro da estrutura médica de um hospital.

Veja nas próximas edições de "Novas Profissões":

Delegado de Engenharia (chefia o engenheiro)

Delegado de Aviação (chefia o piloto do avião)

Delegado de Ciências (chefia os cientistas)

Delegado de Química (chefia os químicos em laboratórios)

Delegado de Mineração (chefia os geólogos)

Delegado de Música (chefia o maestro e os músicos da orquestra)

Delegado de Cinema (chefia o diretor e os artistas de cinema e TV)

Delegado de Jornalismo (chefia o editor e os jornalistas)

Delegado de Navegação (chefia o comandante e a tripulação do navio)

Delegado de Odontologia (chefia o dentista)

Delegado de Computação (chefia os técnicos de computação)

Delegado de Indústria (chefia os gerentes de processos industriais)
Delegado de Contadoria (chefia o contador)

Delegado de Comércio (chefia o comerciante)

Delegado de Magistério (chefia os professores)


fonte: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/41392

Nenhum comentário:

Postar um comentário