terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Presidente do Sindap visita ALEAC





O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre (Sindap), Adriano Marques, esteve em visita oficial na manhã desta terça-feira (19) na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) em busca de apoio do maior número de parlamentares às reivindicações da categoria.

Em reunião no salão da Aleac, Moisés Diniz (PCdoB), com o sindicalista, quando foram expostas as principais reivindicações da categoria. Ao final, ficou acordado que será realizada uma audiência pública, onde irão debater amplamente as propostas.

Uma lista contendo as todas as conquistas da categoria foi distribuída e os desafios para o ano de 2013.

As principais reivindicações da categoria são criação do piso de salarial para os operadores de segurança pública, vinculação do cargo de agepen na carreira policial civil, redução da carga horária, aposentadoria especial, monitoramento de vídeo em todas as unidades prisionais e seguro de vida.

Moisés assumiu o compromisso de defender em especial e a isonomia do risco de vida e a vinculação do cargo de agepen na carreira policial, para o parlamentar são as reivindicações mais justas.


EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ACRE.


REQUERIMENTO N.º ___, de ___ de fevereiro de 2013.  Requer ao Presidente da Assembléia Legislativa  do Estado  do  Acre,  EM  REGIME  DE  URGÊNCIA,  o  envio  de  expediente  ao  Governador  do  Estado  do  Acre,  solicitando-lhe  a  vinculação dos cargos de Agentes  Penitenciários  para  a carreira de Polícia Civil.  

Senhor Presidente,

O Deputado que o presente subscreve vem, nos termos e formalidade  regimentais e apoio do Plenário,  requerer a adoção das providências  indicadas na Ementa  deste.


JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas.

O objetivo da proposta é equiparar os agentes penitenciários aos policiais civis, tanto em relação aos salários quanto a outros benefícios da carreira.

Considerando que o Ministério da Justiça em sua página oficial na rede mundial de computadores, classifica o cargo de agente penitenciário na carreira policial civil citando inclusive suas atribuições.

Hoje no país, em alguns estados tais servidores encontram-se dentro das polícias civis, tendo assim o direito em receber risco de vida, porte de arma ainda que fora do serviço e aposentadoria especial.

Já em outros estados, a atividade do agente penitenciário é “autônoma“, o que, nessa forma, acarreta uma série de prejuízos a esses profissionais, uma vez que de maneira “autônoma“ eles não possuem os mesmos diretos dos agentes em que trabalho está integrado às policias civis.

No Distrito Federal, o agente penitenciário é caracterizado como um dos cargos da carreira policial civil nos  órgãos que compõe a Segurança Pública. Seus servidores ingressam no quadro mediante concurso público de nível superior, devendo exercer suas atividades com dedicação exclusiva.

O pleito é cabível e possível, haja visto que tal incorporação já foi realizada anteriormente por esta casa de leis, sob o fundamento de que era útil e necessário à Administração Pública, atendendo ao critério da conveniência da gestão;

Ademais, devemos lembrar a similitude dos cargos públicos em questão, haja visto que ambos fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Pública vigente, onde, dentro do limite de suas competências realizam funções e atribuições muito próximas.

Tanto a Polícia Civil deste Estado quanto os Agentes Penitenciários detêm, além da incumbência de zelar, transportar e guardar os reclusos sobre suas competências, atribuições investigativas, sendo que a estes está adstrita ao âmbito da unidade prisional, possibilitando o cometimento de crimes e infrações administrativas durante a execução da pena, no cárcere.

Inobstante a isto, deve-se ressaltar que tal procedimento de incorporação é extremamente útil ao Estado, já que haverá maior estabilidade e controle dos setores que gerem e executam a segurança pública local, além de possibilitar a gestão unificada dos comandos de investigação e execução da pena, aumentando o serviço de inteligência policial e diminuindo, de sobremaneira, os índices de criminalidade.

A incorporação dos Agentes Penitenciários à Polícia Civil, desta forma, é um mecanismo de ampliar o lastro da presença policial dentro, inclusive, dos estabelecimentos de cumprimento da pena, possibilitando o conhecimento prévio de informações privilegiadas sobre a criminalidade, suas táticas, suas pretensões e atividades, gerando, via de consequência, a proatividade e proeficiência das ações policiais.

De outro lado, ao Estado do Acre, tal incorporação será benéfica, tanto do ponto de vista administrativo quanto financeiro, tendo em vista que facilitará à Gestão de Pessoal o controle de servidores, além de possibilitar a criação de políticas uniformes de avaliação de desempenho e concessão de benefícios remuneratórios, criação e desenvolvimento de mecanismos de aperfeiçoamento profissional e, por fim, diminuir custos com folha de pagamento e demais encargos que serão unificados.

Por fim, a incorporação pleiteada irá, via de consequência, gerar a unificação dos comandos sindicais atuais, o que servirá como mecanismos de facilitação da representatividade das classes e categorias junto à Administração Pública, evitando-se embates profissionais em âmbito múltiplo.


Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, aos __ dias
do mês de fevereiro do ano de 2013.

Moisés Diniz
Deputado Estadual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário