quinta-feira, 9 de maio de 2013

Agentes penitenciários impedidos de assumir presídio registram ocorrência

Agentes foram impedidos de assumir plantão em presidio de Porto velho (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
                                                                          (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)







PM assumiu comando de presidios de Rondônia na noite de terça, 7.
Apenas servidores do setor administrativo têm acesso às penitenciárias.



Impedidos de assumir o plantão desde a noite de terça-feira (7), quando a Policia Militar assumiu o comando de todos os presídios de Rondônia, os agentes penitenciários da escala estão registrando boletins de ocorrências relatando a situação, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon). O caso será informado à Justiça.
O sindicato alega que a intervenção da PM nos presídios descumpre a determinação judicial de que 70% do efetivo deveria ser mantido durante a greve. Na tomada dos presídios, os agentes plantonistas foram dispensados.
No presídio Doutor José Mario Alves da Silva - o Urso Branco - quem chegou para assumir o plantão na manhã desta quarta-feira foi impedido por policiais militares. Apenas funcionários do setor administrativo tiveram a entrada liberada. De acordo com o sindicato, nas unidades penitenciárias do interior do estado os agentes assumiram os plantões normalmente.
Pelo menos 80% do efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar (PM) de Rondônia deve participar da revista no Urso Branco, segundo o capitão da COE Rone Herton. “Estamos mobilizando um reforço para auxiliar na ação. Os presos serão levados para o banho de sol e todas as celas serão vistoriadas”, explicou capitão Herton.
Na frente da unidade prisional, um grupo de esposas e parentes de detentos já começa a se formar. De acordo com o major da PM Rogério Pereira Pimenta, que assumiu a direção do Urso Branco, a situação no local está sob controle e que, na medida do possível, as atividades internas devem ser retomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário