domingo, 21 de julho de 2013

Conheça a história do novo uniforme do BOPE-RJ





Nos últimos dias, foi amplamente divulgado na mídia a nível nacional sobre a escolha de um novo padrão de uniforme para o Batalhão de Operações Especiais da PMERJ. Muito se comentou e inclusive houve algumas críticas a respeito, pois de acordo com alguns "fãs", a farda preta tem toda uma "mística" em volta, sem contar que era uma das ferramentas para aumentar o terror psicológico nos traficantes durante as operações. Bem, a maioria dos especialistas em combates modernos concordam que não há como comparar operacionalidade contra "mística", portanto, a escolha de um novo padrão de camuflagem exaustivamente testado tanto em treinos como em combate real vai aumentar ainda mais a inegável eficiência das operações do BOPE-RJ USMC MARPAT (Digital Woodland).

No ano de 2001, o USMC (United States Marine Corps - Corpo de fuzileiros navais do Estados Unidos) Começou uma série de pesquisas para substituir os seus padrões de camuflagem antigos, o Woodland e o Desert- 3 color por um padrão mais moderno e que fosse mais eficiente em camuflar, seja contra o olho nu ou contra aparelhos de aquisição de imagem, como os NVG ou os thermall googles. 

No ano de 2002, começaram a testar, o que seria um protótipo do MarPat Woodland (Marine Pattern Woodland) como conhecemos agora, e que fora fortemente influenciado pela camuflagem digital canadense, o CadPat. Por quê a camuflagem digital? Uma das maiores críticas aos camuflados "Macro-pattern"(grandes manchas) em relação aos "Micro-patterns"(camuflagens digitais ou micro dots) de acordo com alguns especialistas, eram em relação a deficiência dos mesmos em camuflar em certas condições de iluminação (principalmente na transição de ambientes com luz/sombra), e porque os mesmos eram extremamente vulneráveis aos aparelhos modernos de NVG. Mas durante os testes, os técnicos e pesquisadores perceberam que o micro-pattern era mais eficiente também ao olho nu, pois o mesmo era mais eficiente em quebrar a silhueta humana em ambiente operacional, e conseguiu resultados mais satisfatórios ao camuflar os operadores em testes tanto de visão em "foco" quanto de visão periférica.

No ano de 2002 o USMC adotou oficialmente o Marine Corps Combat Utility Uniform - MCCUU (Por favor, não chamem de BDU MarPat rsrsrs) nos padrões de camuflagem Digital Woodland e Digital Desert, e em 2004 os antigos BDU's e DCU's foram finalmente aposentados. 

O novo uniforme à ser utilizado pelo BOPE-RJ não é só mais eficiente para camuflar os operadores, mas é construído com materiais mais modernos, garantindo um pouco mais de conforto e resistência e relação ao fardamento antigo. O corte do uniforme também é diferenciado, provendo melhor acesso aos bolsos mesmo utilizando o equipamento completo!

Os testes para a escolha de um novo uniforme pelo batalhão iniciaram-se em 2007 e o MarPat Woodland foi o que se comportou melhor de acordo com as exigências operacionais que o Batalhão necessita na atualidade. 

Nota do Editor: Espero que a PMERJ perceba que a quebra de silhueta e consequentemente a eficiência em camuflar os operadores só ocorrerá se a evolução se extender aos outros equipamentos utilizados nas incursões, como coletes táticos, drop legs e etc, seguindo o mesmo padrão de tons. 

Nota do Editor(2): Embora os Micro-patterns digitais só começaram a ser utilizados há cerca de 10 anos, o conceito é bem antigo. Na Segunda Guerra Mundial, os alemães utilizavam padrões muito parecidos com o atual Flecktarn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário