É como se vivêssemos realmente no melhor lugar da Amazônia, embora o Acre esteja dominado pelo tráfico de drogas. Independente de qualquer coisa, mais tarde teremos que ouvi-los dizer que foi um sucesso a ação da polícia que mais reprime, prende e elucida crimes no País.
Conversei ao telefone com a procuradora geral de Justiça, Patrícia Rego, mais cedo, logo que o assalto começou. Ela disse estar perplexa com a violência crescente no Acre, decorrente do tráfico de droga.
- Nós, as autoridades, estamos vivendo muito fora da realidade do Acre. Recentemente, nos deparamos com o caso de uma mãe que entregou um bebê de sete meses ao traficante até que obtivesse o dinheiro necessário para pagamento de droga. Tivemos que tomar a criança do traficante - contou a chefe do Ministério Público.
Questionei se o MP deveria fazer o governo estadual acordar, expor a real, pensar com os pés no chão.
- Como chefe do MP fico constrangida de me deparar com o crescimento descontrolado da violência e do tráfico de drogas no Acre. Acho que podemos fazer mais e melhor. Se o Executivo não faz, nós temos que cobrar. Segurança pública é um direito fundamental que o MP tem que exigir. Agora eu não posso dizer que o MP não está fazendo nada. Todo mundo fala, por exemplo, da questão da falta de casa de albergado e de colônia agrícola ou industrial para os detentos dos regimes aberto e semi aberto, mas nós movemos uma ação civil pública exigindo essa providência do governo estadual há mais de um ano. Também temos uma ação no sentido de que a polícia faça o cumprimento dos mandados de prisão que estão em aberto, pois o MP é o titular da ação penal - respondeu Patrícia Rego.
Na medida em que o governo do Acre não assume o problema, a situação piora a cada dia. O Acre é o melhor lugar do mundo para o tráfico de drogas.
Os assaltantes que invadiram a casa lotérica e fizeram clientes e funcionários reféns exigiram o afastamento dos profissionais da imprensa do local. No Acre, aprenderam com quem?
Leia mais sobre o assalto frustrado a uma casa lotérica no AC 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário