quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Resumo sobre o "14º salário"



Instituto de Administração Penitenciaria do Acre
Pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo IAPEN/AC
Autor: Adriano Marques

Rio Branco-AC, 23 de novembro  de 2013.

A presente pesquisa é requisito legal para o pagamento do prêmio de valorização penitenciária e visa produzir um demonstrativo da satisfação dos usuários dos serviços de Administração Penitenciária do Estado do Acre – iapen/ac. Tal pesquisa vem buscar a identificação possíveis problemas sob a ótica exclusiva do público atendido, sem dúvida um privilegiado examinador posto que é sobre ele que recai diretamente os infortúnios de um atendimentos inadequado, ou com a falta dele,  mas que também é o principal beneficiado com o bom desempenho das nossa missão institucional.

Esta pesquisa visou avaliar o nível de satisfação dos usuários dos serviços relacionados à execução de penas, principalmente de familiares de presos, posto que estes formaram, quase integralmente, o público alvo. A partir daí, pode-se direcionar esforços para identificar e corrigir problemas levantados a partir dos índices aqui aferidos.

Para tanto, este subscritor disponibilizou os questionários (modelo anexo) sob a responsabilidade dos setores responsáveis por controlar o fluxo de pessoas nas unidades penitenciárias do estado do acre, sendo elas: Complexo Dr. Francisco D’Oliveira Conde (o qual inclui a URP, URS1/RB, URF1/RB, URFF/RB e URFS/RB), URF2/RB, UPQ, UPEM, UPMP, UPMSN e NAF. Orientamos aos responsáveis que deixassem facilmente visíveis aos usuários das Unidades os formulários, orientando os interessados em respondê-los.

Ressaltamos que no instrumento de pesquisa não foi inserido campo destinado a identificação do avaliador, uma vez que poderia influenciar na disposição para responder ao questionário, ou ainda, na forma de avaliar. Ademais, não constitui objeto deste trabalho traçar o perfil deste ator social.

Considerações finais

Da análise dos dados obtidos verificamos que no público consultado há prevalência de indivíduos de na faixa etária de 30 a 40 anos, seguida pela faixa de 20 a 30 anos. Relevante também o número de visitantes com idade inferior a 20 anos. Neste ponto a faixa etária com menor representação foi de 50 a 60.

Quanto ao modo como os indivíduos obtiveram informações sobre o órgão, verificamos que a impressão é o veiculo de maior significância. Verificou-se que um pequeno número de indivíduos investigados usou a internet para informar-se.

Também foi avaliado o atendimento nas Unidades, constatando-se a prevalência bastante significativa da opção “bom”.

Na avaliação geral proposta para o IAPEN/AC verificamos que pequena parcela dos consultados avaliaram como “ruim” ou “insuficiente”.

Dadas às particularidades e restrições desta pesquisa, podemos inferir indícios, tendências e não conclusões. Verificamos, de todo modo, que a internet ainda é campo de restrito uso, merecendo ser mais bem explorada, posto que proporciona diversas vantagens ao usuário. Noutro ponto, ainda que o atendimento e as respostas a demandas tenham aferido índices elogiáveis, o tempo de espera para as respostas precisam ser reduzido.


           Adriano Marques de Almeida
             Membro da Comissão do PAVAP
              Responsável pela Pesquisa




5ª ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DO PRÊMIO ANUAL DE VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE PENITENCIÁRIA


INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – IAPEN
09.061.977/0001-93

Em 19 de agosto de 2013, na sede do Instituto de Administração Penitenciária - IAPEN, inscrita no CNPJ sob o nº 09.061.977/0001-93, localizado na Rua Isaura Parente, 540- Bosque – Rio Branco – Acre, foi realizada a 4ª Reunião da Comissão do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Penitenciária, que foi presidida pela presidente Marilda de A. J. , que indicou como secretário o Sr. Giordano Danie.

DA EXPOSIÇÃO INICIAL
A reunião teve início com a reformulação das metas a serem alcançadas para o ano de 2013 pela presidente da comissão, que importam necessariamente nas atividades finalísticas, de custeio e de satisfação da clientela do Instituto. A presidente informou a todos que o Sr. José Conceição dos Santos, membro desta comissão não compareceu por motivo de falha no envio da notificação.

DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO

A comissão definiu como metas para serem atingidas no ano de 2013, as expostas a seguir: Ficou estabelecido o quantitativo de 19.500 atendimentos psicossociais aos reeducandos.
A diminuição dos custos financeiros do Instituto terá como objetivo a redução dos gastos com material de expediente.

Por fim foram postas considerações acerca da satisfação dos usuários e servidores deste Instituto e mantido o questionário para que possa ser feito a colheita de satisfação deste público (Familiares e visitantes dos presos, bem como os presos e os servidores).

A pesquisa será feita durante cinco dias úteis, semestralmente no NAFE, na OCA e nas UP’s da capital e interior. Os responsáveis pela pesquisa nestes locais serão definidos pela gerência e diretores correspondentes.


Na seqüência as metas entraram votação e por unanimidade foi mantida como metas a serem atingidas por todos os funcionários no ano de 2013.

Por fim, a palavra foi concedida àqueles que dela quisessem fazer uso e, não existindo manifestações, a presidente encerrou esta reunião, que foi lavrada na presente ata, lido este instrumento assinam.

Rio Branco, 19 de agosto de 2013.



Marilda de A. J. Franco

Presidente da Comissão




Giordano Daniel Anastácio

Membro da Comissão e Secretário




Paulo Maciel de Souza

Membro da Comissão





Adriano Marques de Almeida 
Membro da Comissão


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário