quinta-feira, 17 de abril de 2014

A falta de higiene é tanta que deputada desmaiou ao usar banheiro em presídio", diz Rocha



Para o líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Wherles Rocha, os presídios do Acre estão à beira de um colapso.

 A afirmação do deputado veio após uma visita aos presídios de Rio Branco, onde, segundo ele, constatou uma série de problemas, que vão da falta de espaço para presos até armas de agentes penitenciários sem munição. 

Wherles Rocha e Marileide Serafim (PSL) foram os dois parlamentares que estiveram nas unidades prisionais Francisco de Oliveira Conde (FOC) e Papudinha, em cumprimento ao requerimento aprovado no dia 8 deste mês pela casa legislativa, para que seja preparado um relatório técnico sobre as reiteradas denúncias feitas pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques. 



O que vimos lá é assustador. É tão sem condições de higiene que, ao usar um dos banheiros, a deputada Marileide chegou a desmaiar”, declara. Rocha diz que uma série de irregularidades foram constatadas e serão apontadas no relatório. 

Segundo o parlamentar, entre os problemas mais graves, está a falta de condições de segurança nas celas, onde falta até cadeado, superlotação, falta de colchões e de água. “Lá no chapão, a situação física é lamentável. Falta desde luz até colchão. As celas não oferecem condições de segurança, nem de salubridade necessária para o ser humano. Em um local projetado para 6, hoje estão mais de 25 pessoas”, declara. 

Com relação às condições de trabalho dos agentes penitenciários, Rocha afirmou que, de fato, a situação é grave, haja vista que os funcionários não têm mecanismos de segurança e nem locais salubres para descansar. 



"Os agentes não têm banheiros; não tem equipamento de segurança; não tem treinamento com arma de fogo”, declara. Outra grave denúncia que a comissão afirma que fará constar no relatório a ser entregue ao Ministério Público, pedindo providências, é o fato de ter reeducandos com penas vencidas, o que lhes dá direito a benefício, mas que continuam presos. 

“Eles já teriam que ter sido soltos e continuam naquele lugar superlotado e sem condições”, diz. 

Fonte:  http://www.contilnetnoticias.com.br/index.php/noticias-politicas/6119-presidios-nao-tem-condicoes-de-higiene-que-ao-usar-um-dos-banheiros-deputada-desmaiou-diz-rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário