sábado, 12 de abril de 2014

Agente penitenciário afirma que se sente um “palhaço” diante do descaso do governo





Há vários anos, o caos instalado dentro das unidades prisionais vem sendo denunciado pelo Sindap. 

Da Redação da Agência 

ContilNet 11/04/2014 22:17
Eu só queria, agora, um nariz vermelho e uma fantasia de palhaço, porque é assim que me sinto hoje: um palhaço, diante do descaso das autoridades públicas para com os agentes penitenciários”. 

Foi com essa frase que um agente penitenciário lotado na Unidade Prisional Francisco Oliveira Conde (UP-FOC) e que pediu para não ser identificado, protestou contra o descaso do poder público diante do sistema prisional acreano. 

Há vários anos, o caos instalado dentro das unidades prisionais vem sendo denunciado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC). 

“Imagine como deve ser a pressão sobre um profissional honesto que lida diretamente com presos de alta periculosidade, muitos dos quais vinculados a facções do crime organizado, como os integrantes do PCC; acrescente-se a isto a superpopulação carcerária e o risco de vida decorrente de rebeliões; inclua, ainda, as precárias condições de trabalho e o ambiente insalubre. Este é o dia a dia de trabalho do agente penitenciário acreano. 

O governo está colocando em risco a vida de mil agentes e de seus familiares”, afirmou Adriano Marques, presidente do Sindap. Ainda segundo o sindicalista, a culpa da crise vicenciada pelo sistema penitenciario é atribuída ao governo, que em quase 20 anos na gestão do Estado, não realizou os investimentos necessários para garantir a mínima estrutura para os presídios acreanos.

“A culpa é toda do Governo, que nos quase 20 anos à frente do Executivo, não fez os investimentos mínimos, e obrigatórios, para garantir a segurança dos servidores, presos e visitantes”, disse. 

“Servidor bajulador ou corrupto são farinha do mesmo saco” 

Quanto às declarações do diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciário do Acre (Iapen), Dirceu Augusto, Adriano Marques afirma que foram desrespeitosas e irônicas; nas entrelinhas, o presidente do Sindap alfineta, afirmando que servidor bajulador pode ser considerado corrupto. “Sobre os comentários irônicos e desrespeitosos do Sr. Dirceu Augusto, presidente do Iapen, na minha humilde opinião, servidor bajulador ou corrupto são farinha do mesmo saco”.


Casos antigos e sem solução Adriano Marques afirma que o sistema carcerário acreano apresenta casos antigos de falta de infraestrutura, e que nenhuma solução foi adotada. “Em 10/09/2013, o Sindap denuncia ao site ContilNet que o sistema carcerário está agonizando. Os problemas são diversos, que vão da superlotação ao desvio de função. Já denunciamos dezenas de contratos, onde ficaram evidenciados gastos abusivos por parte do Iapen, como a aquisição de colchões, a compra de água potável e alimentação para os presos, entre outras coisas, enquanto os agentes são obrigados a exercer suas funções sem as mínimas condições de segurança. Faltam equipamentos de proteção e segurança individuais; faltam, até, extintores de incêndio nos pavilhões dos presídios de Rio Branco. Os erros são tão latentes que até hoje o Iapen não tem munições suficientes para a quantidade de pistolas que foram doadas pelo governo do Estado de São Paulo”, relembrou Marques. 

Princípio de rebelião 

O sindicalista diz, ainda, que no dia 6 de abril deste ano, aconteceu um princípio de rebelião no pavilhão D, onde havia apenas três agentes penitenciários e, destes, apenas um contava com armamento institucional e em precárias condições. Nenhum deles tinha uniforme, colete, capacete e escudo para tentar conter 216 presos, em caso de rebelião. “Os servidores foram heróis; isso, a covarde gestão de governo não divulga”. 

Denúncias por assédio moral 

O representante dos agentes penitenciários revelou que até o momento foram registradas 25 denúncias por assédio moral e constrangimento ilegal por parte dos agentes contra os gestores do Iapen. “É importante registrar que a categoria não vai mais aceitar tudo calada, não; cansamos de ser enganados. 

Até o momento, já foram registradas, na Delegacia da 4ª Regional, 25 denúncias de assédio moral e constrangimento ilegal por Agepens contra os representantes da direção do Iapen. A direção do Iapen, a mando do governo do Estado, usou de informações inverídicas para ludibriar a Justiça. 

Nossa cartilha deve ser seguida 100% e ninguém é obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, ainda que emanada de autoridade judicial. Mais: é dever de cidadania opor-se à ordem ilegal, caso contrário, nega-se o Estado de Direito. Só precisamos manter a nossa união e a nossa fé, e assim, os problemas serão vencidos, as barreiras ultrapassadas e os objetivos alcançados”, finalizou Adriano Marques. 

Fonte: http://www.contilnetnoticias.com.br/index.php/noticias-politicas/5955-agente-penitenciario-afirma-que-se-sente-um-palhaco-diante-do-descaso-do-governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário