quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ato ironiza projeto do governo do AC e distribui apitos e nariz de palhaço


"Fomos motivo de chacota", diz organizador do ato em Rio Branco.

Projeto do governo distribuiu kits com apitos em bairros para reduzir furtos. 

Um ato promovido pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC) distribuiu na manhã desta quinta-feira (15) kits com apitos e nariz de palhaço à população que passava pela frente da Assembleia Legislativa do Acre, no Centro de Rio Branco. A ação ironizava o projeto  "Vizinhança Solidária" implantado pelo governo do Acre para reduzir o número de  roubos e furtos em bairros da capital acreana. A medida recebeu críticas e foi alvo de piadas nas redes sociais.

O ato, segundo Adriano Marques, presidente do Sindicato dos Agentes, é pacífico e quer chamar a atenção para o descaso com a Segurança Pública do Acre e com o sistema penitenciário. "O governo está completamente intransigente para a categoria dos agentes penitenciários, eles fecharam todas as portas do diálogo. Nos transformou em um motivo de chacota em rede nacional. Ao invés de dar segurança para a população eles deram apitos", diz.

Para Marques, a distribuição de apitos por parte da Segurança Pública do Acre não será capaz de provocar impacto na redução da criminalidade. "Precisamos de políticas concretas para termos resultado. Toda semana está ocorrendo fuga no presídio pela falta de estrutura", ressalta.

Entenda o caso

No dia 9 de maio, a Associação Comercial do Acre (Acisa) entregou quatro mil kits com apitos, adesivos, imãs de geladeira e panfletos para o projeto 'Vizinhança Solidária', implantado pela Secretaria de Segurança Pública do estado, em Rio Branco. Além dos kits, os voluntários recebem palestras com dicas de segurança.

De acordo com a Polícia Militar, o projeto é baseado em iniciativas que existem em países como os Estados Unidos e em alguns estados brasileiros, como Minas Gerais, e um dos mais importantes desenvolvidos pela polícia para prevenção de furtos.

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/05/ato-ironiza-projeto-do-governo-do-ac-e-distribui-apitos-e-nariz-de-palhaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário