sábado, 3 de maio de 2014

Preso posta foto e filosofa na web: 'grades não prendem pensamento'




Detento está no regime fechado em presídio de Rio Branco, capital do Acre.


Penitenciária não possui aparelho de raio-X nem bloqueador de celular.

 

"As grades podem prender nossos corpos, mas não prendem nossos pensamentos". Esta é a legenda de uma foto postada no Facebook por um detento de dentro do Presídio Estadual Francisco d'Oliveira Conde, em Rio Branco. De acordo com a direção da penitenciária, o preso está detido no regime fechado. A postagem mais recente é datada de 26 de abril deste ano.

 

Na rede social, o detento postou fotos dentro da cela e no banho de sol. Adriano Marques, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) atribui o caso à falta de um aparelho de bloqueador de celular. Ele lembra que o equipamento é uma reivindicação antiga do sindicato e alerta para os perigos de um celular nas mãos de um detento.
 "Um celular para um presidiário é uma arma muito perigosa. Assaltos, sequestros, essa onda de violência que está ocorrendo em Rio Branco, envolvendo ex-presidiários ou presos em regime semiaberto, em todos eles, o celular está no meio. Essa questão é também motivo de piada, o preso ironizando a justiça fazendo check-in no Facebook. Isso mostra o descaso do gestor de não fazer planejamento para comprar esse equipamento", afirma.
Marques diz ainda que pretende acionar a justiça para entrar com uma representação com a finalidade de acelerar o processo de compra do aparelho. O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Augusto, afirma que o governo do Acre está fazendo avaliações no que diz respeito aos valores do aparelho. Porém, garante o conserto do raio-X, quebrado há mais de um ano.
"Esse aparelho para nós é imprescindível, mas está sendo avaliado pelo setor do governo, porque custa caro. A única solução para nós é o bloqueador lá dentro, no complexo todo. Porém, a chance maior é conseguir resolver o problema do aparelho raio-X",  conclui.
Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/05/preso-posta-foto-e-filosofa-na-web-grades-nao-prendem-pensamento.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário