terça-feira, 20 de outubro de 2015

Em cadeia no AC, presos desenham cemitério com nomes de agepens



Denúncia foi feita por sindicato nesta sexta-feira (16).
Presos desenharam um cemitério com nome de agentes em lápides.




Detentos do Pavilhão C, do presídio Francisco D’Oliveira Conde estariam desenhando e escrevendo ameaças a agentes penitenciários nas paredes das celas. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC) nesta sexta-feira (16). De acordo com o presidente do Sindap-AC, Adriano Marques, os prisioneiros fizeram um ‘cemitério’, escrevendo uma lista com o nome dos agentes que pretendem matar.
“Depois da transferência dos líderes das facções criminosas, os presos do Pavilhão C, setor de presos provisórios ainda não sentenciados, fizeram essa degradação do patrimônio público, fazendo um cemitério e colocando o nome dos agentes servidores que planejam matar. Essas ameaças sempre existiram, mas se intensificaram após a onda de ataques”, relatou.

Ainda segundo Marques, algumas medidas foram adotadas para que os servidores fiquem mais atentos e evitem situações de risco. Ele destacou que mesmo antes do início dosataques, o sindicato fez uma publicação pedindo que os agentes penitenciários redobrassem a atenção.
“Não apenas os servidores penitenciários, mas todos os operadores de segurança devem redobrar a atenção. Estamos realizando diariamente rondas com servidores voluntários que estão na folga. Também estamos fazendo um trabalho para identificar os responsáveis por essas gravuras”, explicou.
Marques destaca que essa não é a primeira vez que recebem ameaças, mas que há vários anos pedem melhorias na segurança dos agentes. “Não existe bloqueador de sinal até hoje, mesmo sendo realizada centenas de apreensões de aparelhos. Foi proibida a revista íntima, não existe scanner corporal em nenhuma penitenciária do Acre. Então, a situação hoje do sistema é caótica”, finaliza.
Ao G1, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) disse que todas as medidas necessárias foram tomadas. O órgão disse ainda que há equipes do Iapen-AC realizando rondas nas casas dos servidores da instituição. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (Sesp) reforçou também que não vai recuar em relação ao enfrentamento à criminalidade no Acre.


Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/10/presos-desenham-cemiterio-com-nome-de-carcereiros-em-cadeia-no-ac.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário