segunda-feira, 6 de junho de 2016

Por falta de estrutura, MP pede interdição de presídio feminino no AC


Órgão quer interrupção do atendimento na unidade em Sena Madureira.
Coordenadora fala que local está superlotado e com poucos funcionários.




Por problemas de falta de estrutura, o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) pediu a interdição da unidade prisional feminina do município de Sena Madureira, distante 145 km da capital Rio Branco. A informação foi confirmada pela coordenadora do local, Sincleia Gregório. O presídio na cidade funciona em uma casa que foi adaptada.
G1 entrou em contato com a Unidade Administrativa do MP em Sena Madureira em busca de mais informações sobre o caso, mas não obteve resposta após duas semanas de espera. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda está esperando a manifestação do MP-AC sobre o pedido.

De acordo com a coordenadora da unidade, o local possui capacidade máxima para 20 pessoas, mas tem atendido 24 presas atualmente. No entanto, no ano passado, o presídio chegou a comportar 28 pessoas, conforme Sincleia.
"É uma casa que funciona como presídio, que foi muito mal adaptada por sinal, é muito frágil. Devido a essas condições, o Ministério Público entrou com uma ação para interditar. Não temos segurança, existe essa fragilidade. Semana passada, pegamos quatro celulares, devido à vulnerabilidade. O muro é muito perto das celas, as grades são muito frágeis", diz.
Além da estrutura, Sincleia relata ainda problemas com quantitativo de funcionários para atender na unidade. Ela ressalta que atuam no local quatro equipes compostas por três apenas três agentes. "Temos um PM que fica 24 horas e é muito cansativo. Cada equipe é composta por quatro agentes, só que temos alguns em licença e férias", acrescenta.
Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/06/por-falta-de-estrutura-mp-pede-interdicao-de-presidio-feminino-no-ac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário