domingo, 5 de junho de 2011

Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

Na década de 50 do século passado, o governador Lucas Nogueira Garcez enviou um projeto de lei à Assembléia Legislativa, atendendo a antiga reivindicação da Comissão da Assistência Médica Hospitalar composta por representantes do funcionalismo público estadual.



O projeto foi aprovado e instituído pela lei n º 1856 de 28 de outubro de 1952, criando assim o DAMSPE (Departamento de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), entidade autárquica sob a administração do IPESP e tutela financeira da Secretaria da Fazenda.

A pedra fundamental do conjunto hospitalar foi lançada em 5 de janeiro de 1957, sendo denominado Hospital do Servidor Público Estadual - HSPE. A obra foi executada sob a orientação e fiscalização do Dr. Francisco Morato de Oliveira.

O Hospital do Servidor Público foi inaugurado em 9 de julho de 1961. Em 11 de março de 1966 o DAMSPE passou a denominar-se IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), ora inteiramente desligado do IPESP, mas com o subsídio financeiro da Secretaria da Fazenda.

Na década de 60 estava relacionado à Secretaria da Administração e a partir de 1987 passou a pertencer à Secretaria da Saúde, então administrada pelo Dr. José Aristodemo Pinotti. 

IAMSPE presta assistência médica a mais de 3 milhões de pessoas, funcionários públicos estaduais e seus dependentes através do Hospital do Servidor Público e de hospitais conveniados.



O Hospital do Servidor Público Estadual - HSPE tem capacidade para 1200 leitos; contudo, devido a reformas iniciadas há anos, não tem tido disponibilidade de todo o potencial de internação. Trata-se de um hospital geral assistencial e de ensino, credenciado pelo Ministério da Saúde, como centro de alta complexidade, com mais de quarenta especialidades médicas e um movimento ambulatorial da ordem de 2000 consultas/dia.
 fonte:  http://www.encontramoema.com.br/moema/hospital-do-servidor-publico-estadual.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário