quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CLIENTES DO BANCO DO BRASIL DENUNCIAM CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS INDEVIDOS



Antecipação do 13º salário creditado na conta corrente induz a contratação do empréstimo

Dezenas de funcionários públicos e aposentados estão denunciando ao PROCON sobre um crédito disponibilizado em suas contas, pelo Banco do Brasil S/A, de forma indevida. Ao retirar o extrato, alguns clientes verificam desconto de uma parcela referente ao “CONTR BB CRÉDITO 13 SALÁRIO”.

Segundo a Dra. Daniela Barcellos, da Diretoria de Defesa do Consumidor do PROCON/AC, desde dezembro do ano passado, quando iniciaram os créditos nas contas dos usuários, já foram registradas 25 (vinte e cinco) reclamações no órgão. “Recebemos as denúncias por meio do telefone 151 e também diretamente na OCA, porém, o número de pessoas que buscam diariamente orientação sobre o assunto é bem maior, achando que se trata de algum tipo de bonificação do governo. A ambiguidade do texto da mensagem que aparece no extrato é o que mais prejudica os clientes, induzindo-os a sacarem o valor sem saber que se trata de um financiamento”, alerta.

Vale salientar que a prática é licita somente quando o cliente solicita o serviço e, posteriormente, aprova o mesmo. Além disso, os reclamantes não solicitaram ao banco essa linha de crédito, que por sua vez não fizeram nenhuma assinatura de contrato com a instituição bancária referente ao empréstimo.


A orientação do PROCON sobre o caso

A Diretora de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre, Daniela Barcellos, recomenda aos clientes mais atenção na hora de retirar o dinheiro, sempre verificando cuidadosamente o extrato bancário antes do saque. Quando identificado o crédito indevido, Daniela recomenda primeiramente entrar em contato com a agência bancária, antes de procurar o PROCON. “Antes de vir aqui, o cliente tem que entrar em contato com o Banco, exigindo o cancelamento do empréstimo e o estorno do valor usado. A maior preocupação é com quem já usou o dinheiro, que terá de pagar o valor contratado com os devidos juros do contrato, embora seja uma prática errônea do banco. Mas caso o cliente sinta-se lesado, pode exigir que o valor contratado seja parcelado, sem a cobrança de juros. Nossos funcionários já foram orientados sobre esse caso. Quem procurar o atendimento do PROCON na OCA ou pelo telefone 151 terá auxilio necessário sobre os procedimentos que devem ser adotados”.

leia mais em:  http://www.acrealerta.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1699%3Aclientes-do-banco-do-brasil-denunciam-contratacao-de-emprestimos-indevidos&catid=314%3Amanchete

Um comentário:

  1. Metas de contratacao de credito de final de ano. Eh feito a antecipacao do 13 sem a autorizacao do servidor no comeco do mes de dezembro. No dia do pagamento o mesmo eh debitado com juros, e quem nao consultou a conta no periodo, nem percebe e nem se incomoda com os juros, pois eh um periodo em que todos estao como se diz no acreanes. Se colar,colou. E caro superintendente, nao me venha dizer que isso ocorreu nas 4 maiores agencias da capital e na maior do interior e que no entanto, o sr. nao sabia de nada..Banco NUNCA perde pessoal! O que falta no acre eh concorrencia para o BB. Seria otimo poder escolher com qual banco trabalhar.

    ResponderExcluir