segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sinspeb entrega ao Secretário de Administração Penitenciária propostas de melhorias para os servidores penitenciários




Objetivando construir parcerias para o avanço do sistema prisional baiano, o Sinspeb se reuniu no início da noite de ontem (7), com o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte.

Na audiência que contou com a presença dos coordenadores do Sinspeb, Nelson Santos, Ailton Santiago e Roquildes Ramos, dos diretores da entidade Eduardo Mazza e Edson Teles e do Superintendente de Gestão Penitenciária da Seap, Tenente-Coronel Paulo César Oliveira, a coordenação do sindicato entregou em mãos do secretário Nestor Duarte, uma minuta do projeto de lei para regularização do Porte de Arma Institucional e um documento com propostas de melhorias para os servidores penitenciários da Bahia.

Entre as propostas apresentadas ao secretário, os coordenadores destacaram à criação da Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Prisional, a criação da Superintendência de Inteligência Penitenciária, a criação do Hospital Prisional, a regularização do Porte de Arma Institucional, a criação da Lei Orgânica, a inclusão do Grupo Especial de Operações Prisionais na estrutura da Seap e a criação da Guarda de Muralha e Vigilância Externa.

Ao receber a minuta do projeto de lei, Nestor Duarte questionou à Roquildes Ramos o uso da arma de fogo no ambiente de trabalho. “O porte de arma é para dentro e fora da unidade”? Respondendo a dúvida do secretário, Roquildes salientou que o porte de arma será usado para situações específicas, previamente elaboradas e discutidas.

Levantando questionamentos à cerca das novas carteiras de identificação funcional, de uniformes e de um status para a categoria, o coordenador do Sinspeb desabafou. “É vergonhoso para a Bahia, para nós servidores penitenciários não ter uma identidade. Chega a ser constrangedor”.

Dando um posicionamento ao sindicato sobre a respectiva queixa do coordenador, o Tenente-Coronel Paulo César Oliveira, adiantou que a Seap já está tomando as devidas providências para a compra dos uniformes. “Logo em breve nós vamos resolver o problema das carteiras de identificação profissional e dos uniformes”. E garantiu. “Próxima semana vamos criar uma comissão, onde representantes do sindicato serão convidados a participar e a partir daí a Seap vai solicitar o orçamento necessário a SAEB”.

Apresentando também demandas da categoria, Roquildes Ramos falou sobre a criação de um emblema para a classe.  “Como uma categoria não tem emblema? Não podemos achar que a falta de um emblema, não causa impacto lá fora. Quando nos reunimos com outras lideranças fora do estado, percebemos o quanto a Bahia está atrasada em relação aos demais estados”.

Para discutir as demandas dos servidores e do sistema prisional, que ainda classificou como bomba relógio prestes a explodir, o coordenador solicitou ao secretário, uma audiência em caráter de urgência com o governador Jaques Wagner.  Nestor Duarte garantiu articular a reunião.

Projeto de Lei

Estados como o Acre, Sergipe, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, já possuem o porte de arma institucional para agente penitenciário. O coordenador do Sinspeb, Nelson Santos, defendeu o pleito da entidade. “É terrível trabalhar inseguro, viver assustado. Convivemos diariamente com limitações por causa da nossa profissão.O governo precisa levar isso a sério”.

Na minuta do projeto de lei apresentado ao secretário, o Art. 1º  determina que o  porte de arma de fogo será deferido aos integrantes do quadro efetivo de Agentes Penitenciários e Grupo Especial de Operação Prisionais do Estado da Bahia, com base no artigo Art. 6º, inciso VII da Lei Federal nº 10826/03.

Já o Art. 2º do mesmo documento, propõe autorização do porte de arma de fogo, no âmbito estadual, ainda que fora de serviço, devendo sempre a arma ser con­duzida com o respectivo Certificado de Registro de Arma de Fogo e com a Carteira de Identidade Funcional.


fonte: http://sinspeb-ba.org.br/noticias_23.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário