terça-feira, 23 de abril de 2013

Residências e condomínios em Rio Branco estão sendo marcadas por facções criminosas

22 de abril de 2013 - 1:14:16


Jairo Carioca – da redação de ac24horas

jscarioca@gmail.com

Foto: Willamis França



A delegacia de furto e anti-assalto da Policia Civil do Acre confirmou que a simbologia marcada no Residencial Icaraí, na região da Estação Experimental, em Rio Branco, é utilizada por grupos de criminosos que praticam furtos e arrombamentos. Em entrevista a reportagem o delegado Carlesso Néspoli disse que as quadrilhas estão sendo investigadas e que elementos já foram presos em Rio Branco.

Elas utilizam alguns sinais que podem ser variados conforme cada grupo. Após observarem a rotina das pessoas eles grafitam os muros ou casas para que os comparsas possam entrar com mais facilidade nos locais”, informou Carlesso.

A Policia Civil informou que existe uma cartilha com o significado dos sinais. Segundo o delegado os sinais podem indicar que a residência está vazia pela manhã ou à tarde, que só existe criança ou idoso e ainda, quais os objetos de valores existem dentro das residências e o nível de dificuldade que pode ser encontrada pelo criminoso.

Basicamente são utilizados para crimes de subtração do patrimônio sem violência ou grave ameaça”, acrescentou.



O sinal foi identificado por uma nova moradora que chegou de São Paulo semana passada. Ela pediu para não ter seu nome revelado.

Segundo o delegado Carlesso, quadrilhas especializadas e até o Primeiro Comando da Capital (PCC) usam a simbologia do crime. Ele pediu aos moradores que identifiquem outras áreas demarcadas, tirem fotos e procurem a Delegacia de Furtos “para colaborar com investigações em curso”, comentou.

DADOS PREOCUPAM A POLICIA


Segundo dados da Policia Civil, vazados da Delegacia Anti-assalto, entre os dias 23 e 28 de janeiro deste ano foram registrados 60 assaltos somente em Rio Branco. Alvos desses crimes foram residências onde o bandido entra e faz pessoas de refém e depois pratica o roubo.

RECOMENDAÇÃO:

A Policia Civil orienta que os moradores procurem apagar qualquer sinal estranho que seja desenhado em suas residências e redobrar os cuidados com a segurança. Carlesso recomendou inclusive o uso de câmeras e o acionamento da Policia em qualquer suspeita.


Fonte: http://www.ac24horas.com/2013/04/22/residencias-e-condominios-em-rio-branco-estao-sendo-marcadas-por-faccoes-criminosas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário