segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sindicalista afirma que roubo a vigilante do PS foi uma ação do PCC e que facção está ativa

 
22 de abril de 2013 - 12:47:03

Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com

O sindicalista Adriano Marques, presidente do Sindicado dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC) afirmou na manhã desta segunda-feira (22) que o roubo praticando contra um vigilante do Pronto Socorro de Rio Branco, no último final de semana foi uma ação da célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Acre. As afirmações de Adriano Marques são baseadas nas últimas escutas telefônicas interceptadas pelos órgãos de segurança pública estadual, que evidenciaram que o braço da organização criminosa continua ativo, e que mesmo dentro dos presídios acreanos estão “dando as cartas”.
 
Na semana passada a Polícia Civil interceptou conversas dos membros do PCC aqui do Estado e descobriu planos da facção para eliminar agentes penitenciários e seus familiares. O Modus Operandi deste roubo ao vigilante do PS é típico dos criminosos do PCC, roubar coletes e armamentos para depois executar suas ações de maior vulto, como por exemplo roubos a bancos e arrombamentos de caixas eletrônicos, isso serve até de alerta para os órgãos de segurança do Acre, onde os quarteis e batalhões, principalmente do interior e as delegacias para que reforce seus contingentes”, enfatizou o sindicalista.
 
Marques ressaltou ainda que o descaso dos órgãos de segurança com o agente penitenciário ameaçado está evidente, já que o carcereiro e seus familiares estão, por decisão dos próprios colegas, estão dormindo nos presídios de Rio Branco e sendo escoltados pelos agentes, que abriram mão de sua folga para proteger o colega. “O nosso colega está sendo escoltado pelos próprios agentes penitenciários e sendo obrigado a dormir a cada dia em um local diferente, tem dias em que dorme no presídio, onde tem o maior contingente de agentes que podem prover sua segurança, já que a polícia apenas o avisou sobre o plano para mata-lo e nada mais fez”, disse.
 
O presidente do Sindap/AC está solicitando com emergência uma reunião conjunta entre Ministério Público, Vara de Execuções Penais e OAB, já que por manobra do governo de Sebastião Viana a Audiência Pública do Sistema de Segurança foi adiada.
 
O Sindap orienta para que todos os agentes redobrem a atenção nos deslocamentos de entrada e saída de serviço e que fiquem atentos aos movimentos de mobilização que estão por vir. Por toda a manhã desta segunda-feira (22), a reportagem do ac24horas tentou localizar o agente penitenciário ameaçado pelo PCC, mas foi informada através de outro agentes que o carcereiro está com muito medo e prefere se manter no anonimato.
 
 
Adriano Marques ressaltou que solicitou, em caráter de urgência, uma reunião com a direção do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) para tratarem de estratégias de segurança dos presídios e dos agentes, mas avisou que se nada de concreto foi feito a respeito das ameaças, a categoria será convocada em assembleia geral e poderá deliberar por uma paralisação em massa.
 
Fonte http://www.ac24horas.com/2013/04/22/sindicalista-afirma-que-roubo-a-vigilante-do-ps-foi-uma-acao-do-pcc-e-que-faccao-esta-ativa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário