quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

AGEPENS do presídio Antônio Amaro farão paralisação de 24 horas



Gleydison Meireles – da redação de ac24horas ggreyck@gmail.com

Na última segunda-feira (3) agentes penitenciários do presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves (UP-AAA) estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) para pedir apoio e comunicar a insatisfação da categoria com a atual gestão.



De acordo com os agentes, a precariedade das unidade prisional e a falta de estrutura podem ser os principais motivos para uma paralisação de advertência de 24 horas.
Com 160 pessoas encarceradas no UP-AAA, entre eles o ex-coronel Hildebrando Pascoal e Sérgio Apolinário, um dos lideres do PCC, apenas 12 agentes realizam os trabalhos na unidade prisional. Desses, somente três realizam os serviços de deslocamento interno, servir comida, banho de sol e deslocamento para ambulatórios e consultas médicas. Os outros estão distribuídos nos postos de entrada e serviços burocráticos.
Outros pontos destacados pelos agentes são as faltas de iluminação de emergência, extintores de incêndio, colchões, cadeados e até a falta de kit’s básicos para os presos (colher, copo, prato, escova de dentes, entre outros).
“A situação do presídio Antônio Amaro Alves é crítica, nos convivemos diariamente com o perigo, falta estrutura em quase todos os setores, não existem extintores de incêndio, iluminação de emergência, as guaritas foram desativadas, faltam colchões e até o kit básico para os presos. Para se ter uma ideia até os galões de 100 litros que são usados para os presos armazenar água para o banho e necessidades básicas estão sendo comprados pelos familiares dos presos. Os absurdos são vários, que se formos enumerar aqui passaríamos dias falando”, disseram os agentes.
Ainda segundo os carcereiros, Sergio Apolinário, líder do PCC estaria obtendo regalias dentro da unidade prisional com a conivência da diretoria do presídio.
“A situação é tão grave que, a exemplo de outros presídios dos grandes centros do Brasil, o líder do PCC, Sergio Apolinário, está obtendo regalias no presídio, e a direção da unidade faz vistas grossas quanto a isso, segundo relatos feitos pelos agentes”, afirmou o presidente do Sindap, Adriano Marques.
A paralisação dos agentes do Antônio Amaro Alves está marcada para a próxima semana.
Fonte:  http://www.ac24horas.com/2014/02/05/agentes-penitenciarios-presidio-antonio-amaro-farao-paralisacao-de-24-horas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário