quinta-feira, 21 de maio de 2015

Resumo sobre Prêmio Anual da Valorização da Atividade Penitenciária (14º) do ano de 2015



A Ilustre presidente e nobres membros da Comissão do Prêmio Anual de Valorização de Atividade Penitenciária - CPAVAP

Considerando que as metas definidas e atingidas no ano de 2013, foram: I - o quantitativo de 120 presos ocupando postos de trabalho oferecidos dentro e fora do Complexo Penitenciário, II -o quantitativo de 11.500 atendimentos psicossociais aos reeducandos e III - satisfação dos usuários e servidores deste Instituto satisfação do público (Familiares e visitantes dos presos, bem como os presos e os servidores) atingindo 150 pessoas no total.

Considerando que as metas definidas e atingidas no ano de 2014, foram: I - 20 mil atendimentos psicossociais aos presos, 300 presos em atividades educacionais e 400 presos em atividades laborais; II- Diminuição com diárias; III- Pesquisa de satisfação dos familiares, visitantes e presos.

Considerando que a proposta inicial apresentada para as metas do ano de 2015, são I – 20.000 (vinte mil) atendimentos psicossociais aos presos e familiares, 300 presos em atividades educacionais internas, 25 presos em atividades laborais externas, 550 presos em atividades laborais internas e 500 presos qualificados internos e externos; II – Diminuição de quilowatt-hora nas faturas de energia da Sede do IAPEN e do NAFE;III – Pesquisa de satisfação dos familiares e visitantes dos presos, usuários e servidores do sistema prisional.

Considerando que o servidor penitenciário representa na prática “os braços da justiça e as mãos que protegem herói anônimo e guardião da sociedade acreana”. Sem o trabalho do servidor penitenciário não existe prisão, justiça e muito menos segurança aos próprios presos e a sociedade em geral. Serviços de assistência (jurídica, médica, social, odontológica, psicológica, religiosa e material) não podem ser prestados sem a presença do servidor penitenciário. O respeito ao preso enquanto ser humano passa necessariamente pelo reconhecimento e valorização do servidor penitenciário.

Considerando que lamentavelmente no Estado do Acre, o servidor penitenciário tem sido sacrificado a ser, às vezes médico, advogado, assistente social, psicólogo, dentista, enfermeiro e farmacêutico. Por outro lado o Governo tem feito “vista grossa” as precárias condições dos servidores penitenciários e aos próprios presos.

Considerando que não existem: 1- agentes penitenciários suficientes para a quantidade de presos; 2-equipamentos de proteção e segurança proporcionais ao número de servidores; 3- locais dignos para descanso e alimentação, 4- estruturas adequadas para a realização da revista intima, 5-bloqueadores de celulares, 6-sistema de iluminação de emergência.

Considerando que a Exmª Drª Juíza da Vara de Execuções Penais de Rio Branco em recente entrevista reconheceu este triste quadro caótico:

Agentes Penitenciários

A juíza fala ainda que a escassez de pessoal é um problema gravíssimo e que também foi detectado pela vara. Além disso, a falta de equipamentos necessários também preocupa. “Hoje, nós temos dois agentes penitenciários para cuidar de 200 homens dentro de um pavilhão, isso é impossível. De fato, eles acabam correndo algum risco de vida. E falta equipamento de segurança”, diz.

A falta de equipamentos utilizados para a revista dos visitantes também é apontada pela juíza. “A própria entrada dentro do complexo fica fragilizada, porque não tem todos os equipamentos necessários para garantir a segurança dentro do presídio. Não tem raio X, detector de metais, as revistas ficam comprometidas e isso ajuda na entrada de aparelhos celulares, drogas e outras coisas”, acrescenta.


Isto posto, apresentamos como proposta para as metas de 2015:

I - 20 mil atendimentos psicossociais aos presos, 315 presos em atividades educacionais e 420 presos em atividades laborais; II – Diminuição de quilowatt-hora nas faturas de energia da Sede do IAPEN e do NAFE;III – Pesquisa de satisfação dos familiares e visitantes dos presos, usuários e servidores do sistema prisional.

Rio Branco-AC, em 21 de maio de 2015.

Respeitosamente,

Bel. Adriano Marques de Almeida
Fundador e Presidente do SINDAP/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário